Motores wankel

Ainda sobre o motor rotativo da Mazda (wankel)
Um seguidor perguntou-nos o seguinte:



"Toda a gente ficou admirada com os motores tsi 1.4 da VW quando saíram, porque debitavam imensos cavalos, para um motor de baixa cilindrada. O Wankel, é apenas um 1.3 e debita 230cv, ainda mais espantoso é. Além disso gostava de saber porque foi descontinuado visto, que sendo baixa cilindrada pagava menos imposto"

Motor wankel


O motor rotativo Wankel é espetacular, o problema são as emissões. Sendo este bastante poluidor.
Devido ás normas apertadas de hoje em dia, duvido que o motor rotativo tal como o conhecemos se conseguisse afirmar de novo. Nem as normas IV consegue cumprir, hoje em dia, e já vamos a caminhar para normas VI.
Talvez no futuro consigam ultrapassar isso. Já se falou em substituir pelo,  Quasi-turbine, que tem funcionamento semelhante, mas que se diz  muito mais eficiente. Na teoria é a evolução do motor Wankel. O motor Quasiturbine já teve alguns usos práticos. Desde 1997 vem sendo empregado em motosserras pneumáticas. O seu baixo nível de vibrações pode prevenir o surgimento da doença de Raynaud (ou Síndrome da vibração).
Funcionamento do Quasiturbine



Além disso esse motor requer bastantes cuidados, prevenção preventiva muito apertada. O nível de óleo deve ser constantemente vigiado, têm que se ser mesmo atento, a cada 2000km, sendo que este tende a descer.
A Mazda aconselhava a  nunca desligar o carro sem este aquecer devidamente; ou seja, pegar no carro para ir ao supermercado que fica ali a 3km, estava fora de questão, além do programa de revisões ser  nem toda a gente sabe mexer com motor Wankel, e por fim, os consumos são um bastante altos para a época em que se vive, sendo que hoje compete-se por consumos.
 No entanto um motor a gritar ás 9200 rotações compensa tudo isso.

O GRANDE problema dos motores Wankel e que a mazda, por si so, nao consegue fazer tudo. Se outras marcas se emprenhassem em continuar com o projeto, talvez o motor evoluísse.

O mazda RX8 foi um carro que foi construído por pessoas que amam automóveis e adoram conduzir, feito claramente por entusiastas para entusiastas.
Só para se ter ideia, o motor até ás 5000rpm, ainda é um cordeirinho, só após é que se torna no verdadeiro monstro.


A Mazda já desde 1967 que desenvolve motores rotativos, mas foi nos anos 80 e, em 1991, que percebeu a chegava a altura dos seus progressos em pratica, a competição. Com uma carroçaria leve em fibra de carbono e um motor com quatro rotores, o Mazda 787B venceu as 24 Horas de Le Mans, naquela que é considerada uma das maiores surpresas de sempre da emblemática corrida. Mesmo que não constituísse surpresa para os engenheiros do RX-7 ou para os seus proprietários em todo o mundo. Como o carro utilizava um motor menor que os adversários, foi autorizado a andar com um peso menor que os concorrentes.

Enquanto os concorrentes como a  Jaguar utilizavam V-12 de 7,4 litros, os Mercedes V-8 de 5 litros e lá no meio da lista de inscritos, um certo carro japonês equipado com um pequeno motor de 2,6 litros. Infelizmente foram posteriormente proibida a participação de motores wankel, porque não dava qualquer hipótese á concorrência.
Mazda 787B




No entanto um motor convencional a pistons, também consegue fazer 9000rpm, só que, as marcas não se querem dar a esse trabalho por vezes. Veja-se o caso do O F20C do S2000 faz 9000rpm, á vontade. Mas existem rotary engines a fazer 12.000rpm, ai já entramos noutro patamar. Mas talvez seja por isso, que o desgaste seja mais acentuado, o "vicio" de andar em altas rpm's acentua depois o desgaste.


Para este tipo de motores vingar, era necessário as marcas começarem a desenvolver e a investigar, a usar este motor com sucesso em larga escala .
Mas no entanto o motor rotativo tem vindo a ser utilizado. No salão de automóveis de Genebra 2010 a Audi apresentou um carro conceito, o Audi A1 E-tron, em que utiliza um motor Wankel que serve para recarregar as baterias quando não se pode conectar o veículo a uma fonte externa. O motor rotativo vem montado na traseira, atrás do jogo de baterias de lítio e é capaz de uma autonomia de 50 km. È apenas um compacto rotor de 254 cm³ mas faz 5.000 rpm constantes. Além que na aeronautica, motos, karts, jet ski, utilizam mecanismos semelhantes. Mas apenas utilizado como micro mini motores, a sua simplicidade do Wankel torna-o adequado para estes casos em particular.

Sobre os imposto, essa questão têm que se lhe diga. Em Portugal a cilindrada de um motor rotativo é contado duas vezes, ou seja, paga como se fosse um 2.6 litros  (1.3 x 2 = 2.6 litros)
Por isso essa questão de ser 1.3, pagar menos imposto, nahhh.

3 comentários:

  1. A organização das 24 h de Le Mans só ganhava com a permissão dos Mazda 2,6 l poderem competir com as marcas que apresentam os v8 ou os v12 ou qualquer outra motorização convencional, rotativa, existente ou ainda em fase experimental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deposit minimal 25Ribu dan Wd minimal 50Ribu
      Info : AGENBOLA889
      Info Prediksi : PREDIKSI BANDAR

      BBM:AGB889 Line:Agenbola889 WA: +855313008889. Dengan CS Terbaik 24 jam
      Agen resmi SBOBET MAXBET POKERKLIK BOLATANGKASNET
      Bonus bawa teman 5%

      Eliminar
  2. RX8 carro maravilha , já vou com o terceiro , tudo bom , nada a apontar .

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.