A quilometragem de um automóvel diz muito sobre o seu estado de saúde?
A resposta é não! Neste blog, já muito se falou sobre fiabilidade: será que um motor grande é sinónimo de fiabilidade? ou quais as marcas mais fiaveis hoje em dias?
Merc a entrar em 1 milhão de quilómetros |
A quilometragem de um automovel é encarada de diferente forma, em diferentes paises. Por exemplo no Brasil, um carro com 100.000km é um carro que convém vender rapidamente, sob pena de ficar com um cancro nas mãos, já em Portugal um automovel com essa quilometragem é considerado um automóvel "novo". Mas existe uma razão para que no Brasil assim seja, o transito caótico que se faz sentir em algumas cidades brasileiras, ás más condições das estradas e até a qualidade dos combustiveis deixam a desejar.
Mas por outro lado na Alemanha, é normal um automóvel fazer cerca de 400.000 e não precisa de ser taxi, muitos desses automoveis estão em estado repreensivel, mesmo ao fim de tantos quilometros, porquê? Começamos pelas estradas, grande parte dos quilometros são feitos em auto-estradas, logo automaticamente a fiabilidade será diferente do que um automovel qeu faça apenas cidade. País europeu com muita qualidade de vida. Pode parecer que não, mas ao existir bons ordenados as pessoas não tem qualquer problema em levar um carro á revisão quando é preciso, pelo contrário um país mergulhado numa crise economica, em que quase não há dinheiro para pagar contas, a revisão automóvel é muitas vezes adiada.
A Honda em França não tem qualquer problema em dar garantia durante um milhão de quilometros:
http://bloghonda.fr/honda-relance-la-garantie-moteur-1-000-000-de-km/
Em Portugal existe algum receio de carros importados. O maior receio não é o estado do carro em sí, mas sim o facto de que muitas vezes, automoveis importados são alvo de ocultação de quilometragem. Nos foruns de marcas, existe muitas vezes mais que um exemplo de proprietario que comprou o seu automovel e mais tarde veio a descobrir que tinha 400.000km, mas o impressionanante é que muitas vezes o automovel apresenta um estado de "quase novo". Ou seja tirando esse facto, comprar carros lá fora, não seria um problema. Por isso antes de comprar um carro importado, certifique-se, faça testes check up no concessionário oficial. No entanto veiculos nacionais, já existem exemplos de ocultação de quilometragem também.
Ou seja, não importa os quilometros, desde que se saiba o historia veídido com automóvel em questão. Automóveis de antigamente duravam mais? Existem automoveis hoje em dia com muitos quilometros e continuam a dar cartas por essas estradas. A diferença é que antigamente os automoveis, com menos tecnologia, eram motores mais simples, não necessitavam de tanta atenção. Hoje em dia os materiais estão sujeitos a maior stress, mas um automovel bem acompanhado pode durar muitos quilometros.
O professor aposentado Irv Gordon, por exemplo, já passou dos 4.000.000 de quilômetros com seu Volvo P1800, que é o carro com mais quilómetros no mundo segundo o Guinness Book, o motor foi rectificado uma vez apenas, mas por inssistência do proprietario Irv, pois a concessionária disse que não seria necessário.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:
-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.