Motores de alumínio vs motores de ferro fundido

Os motores de alumínio ganham espaço na indústria automobilística, praticamente todas as marcas optam por blocos em alumínio, as vantagens são:

- Redução de peso, num motor PSA 1.6 por exemplo existe uma redução na ordem dos 20kg
- Proporciona também melhor controle de temperatura do motor e menor tempo para aquecimento, com benefício directo ao consumo.
- Redução de necessidade de compra de componentes e, consequentemente, custo logístico e operações de montagem
- Os blocos de alumínio tendem a ter menos juntas.

Desvantagens em comparação com o motor de ferro fundido

- A tendência do alumínio a  distorcer sobre pressão pode danificar os furos do cilindro e alargar folgas, o que pode prejudicar a potência do motor. Apesar de isso ser difícil acontecer devido ao facto de o alumínio dificilmente sobreaquecer demasiado.

Puxar pelo motor a frio

Com a vinda dos motores construídos em alumínio criou-se o mito de que os motores já vêm preparados para levar com as rotações máximas em frio. 

È verdade sim que o alumínio permite que os carros aqueçam mais rápido, os oleos hoje em dia são projectados para percorrer rapidamente o motor e atingirem todas as partes, existe o chamado "corte" em alguns veículos, que enquanto estes estão com o motor frio, não permite que ultrapassem umas determinadas rotações.

Apesar de tudo isto, nunca se deve puxar pelo motor a frio, pode danificar o motor.
Ao contrário do que dizem alguns "mitos urbanos" o aquecimento da mecânica deve ser feita em movimento e não com o carro parado ao ralentim.

Outra coisa muito importante; é que a temperatura da agua que vocês vêm nos vocês manómetros, a temperatura da agua chega aos 90º em 8 quilómetros enquanto que a do óleo demora uns 14, ou seja quando a da agua estiver ideal, não significa que já podem puxar pelo regime máximo de rotações do automóvel, convém andar mais uns quilómetros até tudo estar OK.

10 comentários:

  1. Gostei muito destas informações. Obrigado.

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  2. Gostei muito destas informações. Obrigado.

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  3. Então um motor de bloco de ferro e cabeçote de ferro durará mais em relação a um de Alumínio ? Ex:Um motor V8.

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  4. Então um motor de bloco de ferro e cabeçote de ferro durará mais em relação a um de Alumínio ? Ex:Um motor V8.

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    1. Um bloco de motor de alumínio só tem vantagens, se o circuito de refrigeração falhar o alumínio sofre mais do que o ferro só isso. Mas por outro lado como já dito, o aluminio é mais leve e faz com que o motor atinja mais rápido a temperatura optima de funcionamento de um motor

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  5. Alguém sabe me informar se o motor do C4 2.0 é todo em alumínio ou o bloco é em ferro? Abraços e Parabéns pelo Post!

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  6. Esqueceu de colocar que se o carro superaquecer seu motor já era. Vai entortar o bloco e vai ter que fazer o motor. Corra de carros de bloco de aluminio.

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    1. Mas Corolla, Civic, Focus, Fusion, creio que todos são alumínio, então quem quer um desses fica sem se for correr dos que tem aluminio.

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  7. Então para o uso do GNV os motores de ferro fundido são melhores por aturar temperaturas mais elevadas?

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  8. Quais os carros que ainda usam motor de ferro fundido?
    Desde já agradeço.

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