Máquinas de outros tempos: SACHS V5 e FAMEL XF 17

SIS SACHS V5



A SIS Sachs V5 foi uma das motorizadas mais rápidas que alguma vez  rolou nas nossas estradas, o que fez dela algo fantástico toda a gente queria ter uma. Quando alguns aventureiros as levavam para Espanha, nuestros hermanos, ficavam loucos com a velocidade com que as V5 passavam por eles. O modelo que constituiu um verdadeiro sucesso comercial foi a V5. Ainda hoje é possível observar esse modelo, actualizado ao longo do tempo, nascido há 27 anos. 
O  motor era a sua principal arma e foi esse elemento mecânico que construiu a reputação da marca ao longo dos anos. As suas linhas desportivas caracterizaram-na das restantes e fizeram dela única. A sua imagem fazia antever velocidade e aerodinâmica,  mas toda essa velocidade tinha um preço que foi pago por alguns que a conduziam na altura e morreram na estrada devido em parte à sua velocidade que superava os 100 km/h fazendo dela a motorizada mais rápida do mercado português na altura e até em comparação com as actuais motorizadas japonesas. 




"A SIS - Sociedade Irmãos Simões de Sangalhos foi uma das inúmeras empresas do sector das bicicletas e motorizadas que existiam naquela zona, mas talvez das que mais sucesso teve a nível nacional e além fronteiras"




A V5 foi sem duvida um modelo de sucesso da industria motociclistica nacional.  As malas laterais com a inscrição V5 eram por todo lado conhecidas, a protecção do escape e o depósito com almofada no topo, eram algumas das suas características.
Hoje em dia ainda muitos portugueses sonham com ter uma Sis Sachs V5 Sport. Na haltura custavam 30 contos. Só talvez a Famel Zundapp xf 17 sport, conceguia fazer frente á V5.

Ainda hoje se vê cabeças de motor da v5 em outros motores transformados, isso só prova a sua fiabilidade.

Créditos: http://gloriasdeoutrostempos.blogspot.pt/
http://motorace.blogs.sapo.pt/

http://www.motorizadas50.com/testes%20sis%20visita%20a%20fabrica.htm
Fotos retiradas do site: http://motasclassicas.wordpress.com/famel/


Famel XF 17

A Famel apresentava um motor Zundapp de 5 velocidades refrigerado a ar ou a água (FAMEL Xf17 Super) era uma das motorizadas mais rápidas da época, se não a mais rápida e fazias as delicias da época.
Conceguia dar 110 Km/h de velocidade máxima caso as condições assim o permitissem, mas era em curva que ela pregava os seus sustos devido á sua frágil "carcaça".
XF-17 Super
A Famel XF-17 Super já trazia guiador desportivo, assim como farol igualmente desportivo e respectivo radiador arrefecido a água e jantes de alumínio.  Era uma moto bastante rotativa, tal como a irmã xf21que viria a sair mais tarde, era equipada de carburador bing 21, motor Zündapp de 5 velocidades.

creditos: http://famel.blogspot.pt/2006/11/xf-17.html

A FAMEL - Fábrica de Produtos Metálicos Ltda., foi uma das maiores empresas de motorizadas de Portugal entre as décadas de 60 a 80.

Sediada em Águeda, e com motores maioritariamente Zündapp, a Famel produziu inúmeros modelos que dominaram o mercado de vendas português, entre 1960 e 1980. O último modelo saiu em 1997, designado como Famel Electron. Actualmente as instalações da fábrica encontram-se em devoluto e em elevado estado de degradação na EN1 à entrada de Mourisca do Vouga - sentido Lisboa-Porto.


Com a entrada de Portugal na CEE, a empresa não resistiu à concorrência vinda da Europa, tendo decretado falência em 2002, após vários processos em tribunal, relativos a cobranças de dividas. Porém a falência da companhia alemã Zündapp em 1984 prejudicou a FAMEL, que dependia muito dos motores da alemã para o fabrico das suas motos. É, portanto, pós 1984 que a empresa portuguesa inicia um ciclo descendente muito acentuado.

XF 21 das últimas já era constituída por volante electrónico que substituía os platinados

A motorizada mais emblemática que terá saido das linhas de montagem da FAMEL terá sido a Famel Xf17.
Equipada com o motor Zündapp de 5 velocidades, 7.1 cv e refrigerada a ar ou água, esta motorizada teve o seu auge no final dos anos 70 aos meados dos anos 90. É considerada por muitos um mito, sendo actualmente alvo de grande procura para restauros.

Fotos retiradas do site: http://motasclassicas.wordpress.com/famel/


4 comentários:

  1. De que ano é a 2ª foto da v5? sff

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  2. Que eu saiba à v5 nunca bateu à xf 17 dei muitos bailinhos à saches fuego com a minha xf

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  3. Tudo depende das unhas de cada um.
    Abraço

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  4. Sem dúvida a saches era mais rotativa saia melhor das baixas rotações mas para bater a xf só com kit mãos em algumas condições

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