Filtros desportivos, trazem rendimento?





Filtros de ar desportivos....
Muito se fala sobre os filtros de rendimento, como muitas vezes são designados. Será que trazem realmente benefícios?


Os filtros de ar são das primeiras coisas, que os amantes do tunning costumam mudar nos primeiros dias que recebem um carro. O seu baixo preço aliado ao facto de trazer ou não uns cavalos extras, faz deles um investimento primordial. Vamos analisar...
Existem vários tipos de filtros, mas os mais populares para automóveis de pequena/média gama são dois tipos:
- Os cónicos
- E os filtros de ar tipo caixa
Filtro de ar cónico



Os filtros de ar cónicos são filtros com um formato tal como o nome indica, com aspecto de um cone, que além de dar um aspecto mais racing quando se abre a tampa do motor, dizem prometer ganhos para o motor, além de se dizer que filtra melhor o ar. Muitos condutores já tiveram inclusive dores de cabeça com as autoridades devido a estes filtros.

Os filtros tipo caixa, são filtros que não  dão tanto nas vistas, normalmente são filtros que ficam alojados na própria caixa do filtro de ar, ou seja mais discretos. Muitos deles são laváveis, ou seja depois de sujo, pode-se lavar e voltar a colocar, sem ter que estar a comprar outro filtro. Isto representa poupar no investimento a médio prazo.

O filtro realmente trás benefícios? dá mais cavalos ao motor?
A resposta é depende. Toda a gente irá dizer que sim. Mas... num motor de pequena cilindrada os ganhos vão ser poucos, no máximo pode dar até 5 cavalos extra, muitas vezes nem dá nada. Mesmo que dê os 5 cavalos extras isso significa que quase não se vai sentir na estrada. Além do mais depende do filtro, se for cónico, pode trazer alguns malefícios ao motor, nomeadamente, o facto de ficar exposto diretamente ao calor do motor faz com que aspire mais ar quente.
Já os filtros de caixa, sempre são mais discretos e fazem o mesmo efeito e como não estão "descobertos" não aspiram diretamente ar quente.
Filtro desportivo, alojado num compartimento especial de modo a não aspirar o ar quente do motor.

Muitos condutores dizem que sentiram melhor resposta em baixa rotações etc. Tudo depende do carro, imagine que o carro já têm alguns anos e claro perdeu alguns cavalos ao longo desse tempo, quando se coloca estes tipo de filtros, aqueles 5 cavalos vão fazer alguma diferença, principalmente se for um automóvel de 8 vavulas em que têm mais força em baixas rotações. Ou seja depende de muita coisa, num diesel por exemplo quase que não se vai sentir a potência extra. E muitas vezes os ganhos são nulos (ver videos abaixo), muitas vezes é apenas efeito placebo.

O que realmente compensa é colocar aliado a um bom filtro de ar, um bom kit de admissão. Convém salientar que mais uma vez depende de carro para carro.



Texto: R.r

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