Motor grande, mais fiabilidade?





Este Post irá abordar um tema, que ao longo do tempo tem vindo a ser discutido. A fiabilidade está directamente ligada com o tamanho de um motor?
Será que um motor de 6 cilindros 3.0 dura mais, que um 1.2 4 cilindros?

Primeiro ponto: Um motor grande nada diz de sua fiabilidade. Se assim fosse todos os V12 e V8 que se conhecem, seriam um exemplo óptimo de fiabilidade máxima.
A fiabilidade vai depender de como o motor em questão foi construído. Os motores Americanos por exemplo, por norma são fiáveis, são V6 e V8 ou seja grandes motores, mas se formos analisar cada um deles, percebemos que são motores algo simples, comparados com as tecnologias usadas nos motores europeus.

As pessoas costumam dizer que os motores de outrora, anos 80 e 90 eram os mais fiáveis. Quantas vezes não ouvimos a expressão: "Não há motores como os de antigamente, isso é que eram máquinas de guerra" 

Analisando por exemplo o carro que mais provas têm dado no nosso pais, o Mercedes- Benz 190D, taxistas de Lisboa possuem este modelo e muitos deles já têm mais de 1 milhão de quilómetros, sobre o transito intensivo da capital. Seja Verão ou Inverno, eles não param e duram, duram e duram, dai vem o facto de em Portugal os Taxistas só preferirem Mercedes, grande parte dessa influência deve-se ao fiel 190D.

Qual será o seu segredo? - Muitos mecânicos, dizem que o segredo da sua fiabilidade é o seu simples motor, sem turbo, um carro lento que raramente consegue atingir altos regimes de rotações, logo dai vem a sua fiabilidade.
Ou seja a receita seria um motor médio/grande com uma base simples será em principio da receita para a  fiabilidade.

MAS...
No entanto, os pequenos motores japoneses contradizem esta lógica.
Motores Honda por exemplo, 1.6 litros, são muito fiáveis também e o melhor de tudo é que atingem altas rotações, são motores muitas vezes usados no limite e a verdade é que se aguentam.

Ao contrário do que muita gente possa pensar, o motor do 190 era até potente para o seu segmento, na altura, e quando saiu não era de todo um motor simples.

O segredo talvez seja o tempo de concepção do próprio motor, ou seja nos anos 80 um motor para sair para o mercado demorava anos. Faziam-se testes exaustivos, e só saia para o mercado quando estivesse tudo a 100%. Hoje em dia o mercado é outro, os motores saem para venda, no espaço de meses, a concorrência é feroz e o motor vai-se melhorando, corrigindo as possíveis anomalias, já quando está na mão dos clientes.

Um bom exemplo, é o novo Honda Civic type R, que está quase ai a chegar aos mercados. O Type R anda na boca de toda a gente, á uma data de tempo e nunca mais sai para o mercado, testes exaustivos têm sido em diversas pistas. A Honda é assim mesmo, um marca que têm habituado os seus clientes a carros á prova de bala, e para garantir que o seu novo Type R, sai em perfeitas condições, é preciso tempo, dai este tempo todo.

Mas...
Os motores de F1 duram muito pouco tempo, e não parece que sejam mal concebidos.
Ok.. mas os motores de F1 são projectados para a máxima performance, durante um limite de quilómetros.

Então até agora apenas temos a certeza de uma coisa:
Durabilidade e Fiabilidade são conceitos diferentes. Um carro pode ser fiável, mas durar poucos anos, se o seu dono não tiver em atenção a sua manutenção. Por outro lado, um motor pode ser pouco fiável, mas durar longos anos, neste caso o condutor teve sempre cuidado em respeitar os tempos da manutenção e os seus percursos foram maioritariamente em Auto-Estrada, a velocidades de cruzeiro.

Os materiais usados na concepção de um motor, são um aspecto importante.
Alias os motores propriamente ditos nunca foram o problema, não é todos os dias que se houve dizer, que o motor "rebentou", pistões ou bielas partidas. E quando isso acontece, geralmente é porque houve descuido na manutenção da viatura, ou não houve o mínimo de cuidado com o automóvel; puxar pelo motor a frio, regimes elevados de rotações durante muito tempo, são só alguns exemplos de como acabar com a vida de um automóvel.

 Normalmente os problemas, advém sempre de outros componentes, como as centralinas, bombas de agua, bombas de óleo, embraiagem, etc. São componentes com qualidade inferior ao motor em sí, e que muitas vezes, nem foi a marca que os projectou. Mas que vão acabar por afectar a reputação daquela marca ou modelo, em questão.

Um bom exemplo, é o dos BMW com motor M47n2, que equipava os 320d e 120d de 163 cavalos de potência. Estas unidades apresentavam um defeito no turbo, que ao fim de alguns quilómetros acabavam por dar problemas, mas o motor em sí era fiável. O problema do turbo era o seu fabricante, que não era da BMW, mas sim a Mitsubishi.

Muitas vezes um motor até foi bem projectado, só não é fiável porque os materiais de alguns componentes do motor, não são de qualidade. Existem muitos factores que vão incidir sobre o resultado final. Mas sabemos sim, que o tamanho de um motor nada diz de sua fiabilidade. A tendência actual, até é em fazer-se motores cada vez mais pequenos, auxiliados por turbos.

Aquela história de que as marcas, fazem de propósito para que haja avarias, pode muito bem não pegar em algumas circunstâncias. Se assim fosse, suponhamos que uma marca X faria de preposto para que um certo modelo, avariasse. A fama hoje propaga-se muito depressa, e a marca assim acaba por ter uma má reputação a médio prazo, sabemos pois que o que um dos aspectos que nos faz escolher, determinada marca é claro a sua reputação.
Sabia que por exemplo, se 10 pessoas tiverem um carro bom, apenas 3 irão falar bem da fiabilidade do seu carro. Mas se 10 pessoas tiverem um carro mau, 6 pessoas irão aconselha-lo a não escolher aquele veiculo.
Os taxistas continuam a ter carros modernos e a fazer imensos quilómetros, porque? porque sabem como cuidar de um carro - claro que isto não se aplica de uma forma geral.

Algumas dicas: 
- Por isso lembre-se de evitar comprar um carro, logo nos seus primeiros meses desde a data que saiu para o mercado. Se tiver que comprar, compre quando os problemas estejam já corrigidos.
- Não se acredite, apenas numa opinião apenas, tente ler em foruns e procurar outras opiniões, sobre um determinado modelo, a única pessoa que o aconselhou poderá ser uma excepção.
- Tente tratar bem do seu carro e será meio caminho andado para ele tratar bem de sí.

Texto: Ricardo Ramos

2 comentários:

  1. tenho mitsubishi carisma 1.9 did de 115cv do ano 2002, ja conta com 330.000 km ! e so troco oleo e peças da manutençao ! excelernte carro para fazer km !

    ResponderEliminar
  2. Olá estou de novo aqui a escrever , eu contava com 330.000 km até dezembro de 2014,
    Agora estou estou a chegar a 27 abril 2015 , já meti nele + 20.000, agora tem 355.000.

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.