7 vicios ao volante que danificam o seu carro

1 - Não verificar a pressão dos pneus regularmente

Pode causar um desgaste irregular, provocando desgaste prematuro o que obriga a gastar dinheiro extra num novo jogo de pneus. Além que um pneu em mau estado pode originar um acidente. O que fazer? Pelo menos uma vez por mês deve verificar a pressão dos seus pneus, para garantir uma maior duração dos mesmos.

2 - Acelarar com o motor ainda frio

Quando o motor está frio, as peças ainda não estão a funcionar a temperatura ideal de funcionamento. Por isso, quando arrancamos, o motor necessita de algum tempo para levar o óleo ás partes funcionais do motor. Sendo grande parte do desgaste do motor se dá no periodo em que o motor está frio.
O que fazer? O ideal seria esperar 30 segundos a 1 minuto antes de arrancar com o carro, principalmente no primeiro arranque do dia, mas se é daqueles que só quer dar á chave e arrancar, tente não ultrapassar as 2100rpm num motor diesel e as 3200rpm num motor a gasolina.

3 - Encostar o pé na embraiagem 

Este é um hábito mau, provoca um maior desgaste da embraiagem e de todos os componentes associados, como rolamento de encosto por exemplo.

4 - Circular com o motor a baixas rotações

Este tipo de condução "domingueira" pode trazer problemas. Principalmente no caso dos diesel, equipados com filtro de particulas e valvula EGR, acumulam mais carvão, reduzindo a vida util do filtro de particulas DPF em 50%, nos motores a gasolina acontece que pode danificar o catalisador, transformando-se num depósito de carvão. Que fazer? Tente andar em rotações ideiais, ou seja rotaçoes onde quando se pise o pedal do acelarador o carro responda rapidamente, se puder tente fazer AE periodicamente.

5 - Desligar o motor, depois de ter atingido altas rotações

Os motores com turbo, quando se exige mais do motor ou quando se vêm de uma viagem longa, deve-se esperar 2 minutos antes de desligar o motor. O turbo pode atingir temperaturas na ordem dos 300ºC e 500ºC nos motores a gasolina. Se não deixar-mos que haja o chamado "turbo-timer" pode ter têndência a carbonizar e a turbina fica a girar em seco, sendo que houve o "corte" e não há lumbrificação. Que fazer? 2 minutos são suficientes para que haja a tal refrigeração, reduzindo avaria do turbo para 70%.


6 - Conduzir com mão apoiada na caixa de velocidades

Quando se leva a mão apoiada na manete de velocidades durante a condução, está-se a exercer uma pressão nos mecanismos internos da caixa de velocidades, a longo prazo pode-se vir a ouvir vibrações. Existem carros em que acontece, mas por norma se tiver esse vício, tente não exercer uma pressão exagerada

7 - Conduzir com o carro na reserva

Conduzir com o depósito na reserva, pode a longo prazo vir a danificar a bomba de combustivel.Nos automóveis com injecão, a bomba que é eléctrica esta submergida no tanque de combustivel, por isso deve ter combustivel suficiente para garantir a lumbrificação da mesma. No diesel, pode ainda ser mais problemático.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.