Audi A3


O Audi A3 é um do segmento de pequeno familiar, surgiu em 1996 pela marca alemã Audi. As duas primeiras gerações de A3 foram baseados no Grupo Volkswagen. A plataforma foi compartilhada com modelos como o Audi TT , Volkswagen Golf  e SEAT León .



Primeira geração ( Typ 8L; 1996-2003)


O Audi A3 8l chegou ao mercado Europeu em 1996, a marca alemã revolucionou o mercado de pequenos familiares. Foi o primeiro modelo do grupo VW a usar a plataforma PQ34 que teria semelhanças com o Golf mk4. O audi A3 saiu com o objectivo de ser mais desportivo do que o VW Golf, saindo inicialmente com apenas 3 portas, com motores de quatro cilindros montado transversalmente. O A3 foi o segundo carro da Audi a sair com cinco vavulas por cilindro.
Causou uma certa revolução no sua categoria, as propostas de trazer o mesmo estatus, conforto e tecnologias já tradicional da Audi, com um preço mais acessível. A receita pode se dizer que foi um sucesso. O carro de linhas atraentes e bem desenhadas.

Em 1999 a Audi lança para o mercado o 1.8 turbo de 180cv e lançou também o famoso 1.9 TDI com tecnologia PD (injector bomba), com turbo de geometria variável.
O Audi A3 levou muitas criticas nos testes de segurança da EUR NCAP sendo que não oferecia nenhuma protecção contra pedestres, e perigoso em caso de impacto na zona do joelho do motorista.


O Audi A3 apesar de pequeno não deixava de ser um veradeiro alemão, apenas com 296 litros de capacidade de mala. Vinha com ar-condicionado electrónico, ABS, controlo de estabilidade, duplo air-bag e... radio K7.

Peter Schreyer foi o desenhista que projectou o A3, hoje está na coreana KIA.
Em Portugal sempre foi um carro muito desejado pelo publico mais jovem, ainda hoje se vêm imensos nas estradas portuguesas.


E Problemas?
O Audi A3 8l, foi um dos modelos VAG com mais fiabilidade e robustez, nomeadamente o bloco 1.9 105 cv com várias provas dadas.
A suspensão em carros que andaram muito costuma apresentar ruídos, principalmente na dianteira.

Em 1999 sai para o mercado o S3 (Typ 8L) com 210 cavalos. Embora muita gente julgue que se tratava de um puro "quattro" , o sistema de rodas motrizes era diferente S3 usava "on-demand"  Haldex Traction  - na maioria das vezes ele funciona como um carro de tracção a frente.
Audi S3 8l 210cv
Como opcionais incluía sistema de som Bose sistem, caixa de 6 CD's , pintura metálizada , jantes de 18 polegadas, apoio de braço, vidros escurecidos (pilar B para trás), anti encadeamento, sensores de estacionamento, bancos dianteiros aquecidos, c.controle , etc. O S3 conseguia fazer dos 0 aos 100 km/h menos de 7 segundos. O S3 ganhou o título “Carro do Ano 2000” pela revista Autosport.
Eram estes item que davam a Audi um lugar de prestigio entre os melhores.

Segunda geração ( Typ 8P; 2003-2013)

Em 2003 é apresentado no Salão Automóvel de Genebra a segunda geração do A3, o Typ 8P, desenhado por Gary Telaak em 2000 (no entanto, o projecto final foi congelado em 2001). Originalmente lançado apenas como um três portas hatchback , com motores de quatro cilindros, que contou com uma nova plataforma de automóvel (a PQ35 plataforma), um interior redesenhado e mais espaçoso, novos motores a gasolina com injecção, (FSI), e de seis velocidades. A estabilidade foi melhorada, assim como a segurança, o acabamento era mais refinado,

A segunda geração do Audi A3 trouxe pouca fiabilidade nomeadamente ao motor TDI de 140cv, cabeças do motor que estalavam, mas que eram substituidas ao abrigo da garantia, algumas unidade apresentaram problemas em injectores e bombas de óleo.
Revista Auto-Hoje

 Chegou a sair um motor 3.2 VR6 de 250 cavalos (que foi estrela em jogos como Need For Speed Underground 2, ou Most Wanted).


Em 2005, a Audi precisou de revitalizar o A3 devido a novas introduções no mercado como o novo Astra, para isso existiu a "linha S" com melhor nível de acabamento, oferecia novos elementos decorativos. O novo reestyling era introduzido com objectivo renovar a imagem, o espaço foi melhor aproveitado principalmente para os ocupantes de trás.  A caixa S-tronic começou a ganhar fama.
A grelha da frente tinha sido ampliada

Com a chegada do face-lift os motores TDI receberam os novos motores Common rail, sendo que tiveram a seguinte evolução:
1.º - VP - injecção directa
2.º - PD - Injector bomba
3.º - CR - Common Rail
As 3 gerações do Audi A3


Sendo que com os motores common rail a Audi pelo menos voltou a ser mais fiável do que a o motor anterior que estalava cabeças do motor.

Em 2008 a linha recebia melhorias estéticas, design renovado (novos faróis, já com as luzes diurnas, além de nova grade) e o lançamento do S3 Sportback (abaixo). O motor 2.0 do lançamento agora rendia 200 cavalos.


Terceira Geração
O novo Audi A3 chegou ao mercado português com duas motorizações a gasolina - 1.4 TFSi de 122cv e o 1.8 TSi de 160cv - e duas a diesel, o 2.0 TDi de 150cv, 1.6 TDi de 105 cv, que regista emissões de CO2 de apenas 99 g/km.

A terceira geração Audi A3 é a primeira feita com base na nova plataforma MQB. Esteticamente foi melhorado, mas não revoluciona, sendo já tradição dos produtos da marca alemã. Continua apresentar uma grelha trapezoidal a dominar toda a seção dianteira, onde se destaca também os faróis bem rasgados com novos leds diurnos.
Mas é no interior que o Audi ganha pontos, com as suas linhas simples. O ‘tablier' tem um design mais horizontal e sólido, mais desportivo, mas sem ser demasiado exibicionista.


Ficha técnica
Audi A3 2.0 TDI Sport
Cilindrada (c.c.): 1968
Potência máxima kW(CV)/rpm: 110 (150) / 3500 - 4000
Binário máximo Nm/rpm: 320 / 1750 - 3000
Velocidade máxima (km/h): 216
Aceleração 0-100 Km/h (s): 8,6
Urbano / Extra-urbano / Misto (l/100 km): 4,9 / 3,6 / 4,1
Emissões CO2 (g/km): 106


O nosso concelho:
Se está pensar comprar um Audi A3 em segunda mão, opte por comprar uma unidade depois de 2005 com sistema Common Rail, visto as anteriores apresentarem problemas de fiabilidade, já citados aqui.

5 comentários:

  1. Boa noite. O Audi A4 2.0 tem o mesmo problema que o A3 aqui citado (risco da cabeça do motor estalar)? É fiável comprar o A4 a partir de que ano? (também a partir de 2005)?
    Obrigado,
    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde;
      Sim o Motor A4 é o mesmo usado no A3, por volta dos 100.000km, o problema surge. Mas a Audi responsabilizar-se numa grande maioria dos casos. O motor fiável foi o 1.9;
      A partir de 2007 o problema vinha rectificado

      Eliminar
  2. boas, acabei de aquirir um audi a3 1.6 tdi sport mas nao tem gps! gostaria de saber o que poderia fazer para instalar no meu carro?

    ResponderEliminar
  3. Boa noite tenho um a3 2000cc 150cv 8v de 2015 ele a frio faz uma zoeira o mecânico do stand diz que estes carros são mesmo assim devido a pouca emissão de co2 o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  4. Alguém me sabe dizer o valor de fazer um chek UP na audi

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.