Toyota Supra


Toyota Celica, foi um carro de mais uma vez a Toyota, demonstrar aos europeus que conseguia ter um automóvel com exterior idêntico aos italianos e motor capaz de competir com os alemães e americanos.
E o melhor de tudo era que conseguia ser personalizado mecânicamente, alguns chegam a ter 1000 cavalos de potência.

O primórdio do Supra descende do Celica, até ao dia em que a Toyota resolveu fazer um desportivo a altura da serie Z da Nissan. Para isso foi preciso romper o cordão umbilical que o ligava ao Celica, deixar o motor de quatro cilindros e apostar no seis cilindros em linha, motor 2,6 litros e 110 cv era o primeiro motor Toyota com injeção de combustível.
 No entanto a Datsun tanto a Datsun como a Nissan já faziam algum sucesso lá fora, na Europa e na América, o Supra so chegava depois perdendo alguns pontos devido á exportação tardia. Foi em 1979 que o primeiro Supra começou a ser comercializado.
Era um carro desportivo de tracção traseira, muito agradável de conduzir, já com travões de disco, faziam dele um carro rápido e seguro.


Um motor maior chegava em 1981, com 2,8 litros, com os famosos faróis escamotaveis, era capaz de acelerar dos 0 aos 100 em 8,6 segundos. As versões japonesas e europeias tinham 160Cv e 174Cv respectivamente. Na verdade esta versão era designada por Celica Supra, sendo que a diferença para o Celica normal era os forais escamotáveis. Estes atributos do Celica Supra fizeram com que merecesse o prémio de carro importado do ano, atribuído pela revista Norte Americana Motor Trend.
As versões foram evoluindo mas foi em 1993 que o Supra elevou o seu estatuto com o MKIV.
O novo Supra recebeu a atribuição do prémio de design e engenharia pela revista Popular Mechanics.

Esta geração do Supra foi considerada por muitos o Toyota mais apaixonante de sempre.
A Toyota tinha-se esforçado e teve de o fazer, a Mazda já contava com imensos fãs do motor Wankel de seu RX-7 e estava imparável, lançava um dos mais espectaculares roadsters, o MX-5/, a família Z da Nissan continuava em alta com o 300ZX, e a Honda havia acabado de lançar o NSX.
Havia dois novos motores: o 2JZ-GE, de 223 cv ás 5.800 rpm e 2Jz-GTE, com seus turbos sequenciais que produziam 280 cv.  No mercado interno japonês havia o de 324 cv.
Era capaz de acelarar até aos 100 km/h em 5,2 segundos e passar dos 285 km/h, embora fosse limitado electronicamente a 250 km/h.


O Toyota Supra era o melhor automóvel que o mundo tinha para oferecer , tal como o Nissan GTR actualmente, o Supra era mais rápido que grandes automóveis da época, tais como: Ferrari 348GTB, Honda NSX e Nissan 300ZX.
Mas o Supra ficou também extremamente conhecido graças aos videos jogos, em que o Supra era sempre dos carros mais velozes. O famoso filme Fast and Furious, na cena da corrida com o Ferrari, foi mais um momento alto da marca nipónica.
Jamais esqueceremos esta cena do filme Fast and Furious

Quanto ao interior era típico japonês, era logo á primeira vista um automóvel que era construído para o condutor, com a consola central virada para quem o conduz.

A toyota afirmava que  nunca havia feito um automóvel tão veloz. Pilotos de testes diziam "pura adrenalina de um carro de competição, com a vantagem de ser conduzido numa estrada normal".
O Supra viu a sua produção interrompida devido ás leis de emissões poluentes, mas foi produzido até 2002 no Japão. A Toyota só voltou aos super-carros com o Lexus LFA, mas este ultimo jamais poderá ser considerado o sucessor do Supra. No entanto fala-se de um novo Supra que sairá para o mercado num futuro próximo.

Isao Tsuzuki, descreveu o Supra como “um carro em que as suas qualidade são a fiabilidade e qualidade de construção. Quem comprou um Supra, tem carro para toda a vida"
Toyota a fazer-nos sonhar desde 1979. Algo bom estará para breve, vamos fazer figas!


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