Significa ter um motor mais pequeno mas tão capaz quanto um de maior cilindrada, e a melhor parte são os consumos, que é possível poupar na ordem dos 30%, logo automaticamente as emissões serão reduzidas também de igual forma.
Algumas pessoas ainda ficam algo de "pé de atrás" quando se diz que um motor mais pequeno consegue melhores performances que o motor de maior cilindrada. Um dos segredos reside no turbocompresor.
Este componente vai empurrar mais ar para dentro dos cilindros gerando mais binário e potência, a injecção directa de combustível, comando variável de válvulas, fazem o seu papel. Bomba de óleo com fluxo variável (para não desperdiçar energia com lubrificação desnecessária em baixas rotações), intercooler refrigerado a água (water cooler) . Os novos tipos de arrefecimento inibe a circulação de água no bloco durante a fase fria, o que permite com que a temperatura de trabalho ideal seja atingida mais rapidamente, isso traduz-se a menos desgaste (pois grande parte do desgaste dos motores, ocorre na fase fria).
Quem acha que menos cilindros é sinonimo de menos fiabilidade engane-se. Por exemplo existem novos sistema de recurso para aumentar a durabilidade do turbo: quando o motor é desligado, existe o chamado turbo timer, que faz com que a turbina da turbo deixa de girar em "seco".
No motor 1.4 T-Jet da Fiat por exemplo, muitas peças são feitas em aço, os pistões são de liga especial, as bielas feitas de aço super resistente, o turbo irá fazer com que os materiais stressem mais, por isso serão mais resistentes.
Motor 1.0 eco boost da Ford, eleito o motor do ano 2013 |
Novos óleos estão a entrar no mercado, para que se se diminua o atrito do próprio motor, de modo a evitar que haja perda de eficiência mecânica.
A verdade é que todas as marcas praticamente se renderam ao downsizing, a Ford com o seu Ecoboost, a Fiat com o Twin Air com apenas 0.9 gera 105 cv e o melhor é que só tem 2 cilindros, admirado? mas o gasta menos que o 1.4 evo e anda a mesma coisa.
Mesmo as grandes marcas, estão a render-se, AMG por exemplo, antigamente utilizava o 6.2 aspirado V8, agora? agora utiliza 5.5 V8 bi-turbo e claro anda mais e consome menos, menos 25%, a BMW deixou o V10 do M5 e instalou V8.
Os turbos vieram para ficar, e juram marcar uma nova era na história dos automóveis.
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