7 razões para não conduzir um diesel na cidade





Atualmente diz-se que os automóveis movidos a diesel, consomem menos! Isso irá certamente refletir-se na carteira dos proprietários. Além disso emitem menos CO2 para atmosfera.
Mas é bom que o leitor saiba que os diesel modernos não consomem menos em cidade, comparando com um carro a gasolina. Além disso, se você conduz a maioria dos quilômetros em cidade, saiba desde já que se o seu automóvel estiver equipado com filtro de partículas, se avizinha uma avaria do mesmo muito dispendiosa, alias, as reparações e revisões dos diesel são mais caras comparando com veículos a gasolina. Basicamente só compensa ter um diesel se você faz os quilômetros em auto estrada e se faz mais de 20.000km anuais.

Saiba desde já que não sou anti-diesel.
Alias eu tenho um diesel, cometi provavelmente o mesmo erro que vocês. Não queremos influenciar na sua próxima compra. Apenas vamos alertar para algumas particularidades, coisas que provavelmente o vendedor do concessionário não lhe disse.
Já conhece a tecnologia adBlue? a nova tecnologia, anti-contaminação, que irá equipar muitos diesel brevemente.

Razão 1
Sabia que a maioria dos portugueses fazem cerca de 12.000km por ano? Se assim é, porque razão 2 em cada 3 automóveis são a diesel?

Razão 2
A cidade não é só inimigo dos diesel, mas sim também da maior parte dos componentes mecânicos do seu carro. Acelarações, viagens curtas, semáforos, travão, engrenar primeira, travar, embraiagem, tudo isto é mais prejudicial do que fazer uma viagem em 6ª velocidade a velocidade de cruzeiro.
Além disso, a cidade e o seu transito acaba por prejudicar, "entupir" o filtro de particulas dos modernos diesel. Estes filtros são nossos inimigos? não, de todo. Eles foram inventados para que o ar que respiramos possa ser de melhor qualidade. Só que estes precisam de regenerar, ou seja precisam de vez em quando de uma visita á AE e fazer uma viagem para atingir as temperaturas para regenerar.
Mas além dos filtros de particulas, existem também as EGR e admissão que acabam por ficar quase que entupidos com tanto carvão acumulado.

Razão 3
A maioria dos proprietários desconhece a tecnologia dos seus veículos, não sabem que hábitos de condução devem adotar de modo a vir a poupar a mecânica.
Os automoveis Diesel além de serem equipados com filtro de particulas, são equipados com motor turbo. Já falamos aqui neste blog sobre os cuidados a ter com turbo; aqui

Razão 4
Nos diesel modernos foram implementadas várias tecnologias novas, de modo a respeitar as emissões de CO2 e diminuir o consumo, mas tanta tecnologia fez com que perdesse em fiabilidade.
Já lá vai o tempo dos diesel á prova de bala, mas lembra-se que esses não tinham turbos, nem EGR, nem DPF.

Razão 5
Restrições vão ser cada vez mais apertadas, para principalmente diesel mais antigos.
Na Europa, existem partes de algumas cidades, onde é proibido circular com automóveis sem filtro de particulas, porque a quantidade de CO2 libertado é exagerada nessa zona em particular.

Razão 6
Diesel cada vez mais caro
Os diesel vão ser os que mais vão sofrer com a questão do meio ambiente. Mais impostos e provavelmente num futuro próximo pode até acontecer que o diesel esteja ao mesmo preço que a gasolina ou até mais caro.

Razão 7
Existem alternativas tão boas como os diesel

Motores de gasolina com turbo: agora equipados com turbo, os seus consumos estão cada vez mais próximos dos diesel modernos. Em cidade começam mesmo a ser mais poupados.

Motores tricilíndricos: Nova moda que as marcas estão aderir, também igualmente equipados com turbo, são motores muito bem construídos e não pense que a fiabilidade é comprometida por ser apenas de 3 cilindros.

Motores atmosféricos: Um atmosférico pouco potente, pode vir a ser um "bêbado" fora da cidade, principalmente em altos regimes. Mas um atmosférico dentro da cidade, para fazer poucos quilometros é sempre uma opção válida.

Motores híbridos: Não são baratos. Mas começam a ser também uma moda.

Motores eléctricos: A sua autonomia é baixa, são ainda caros e requerem que haja sempre uma ponto de recarga por perto. Mas são o futuro.

1 comentário:

  1. Nice Info! The junk car services is profitable for those people who wish to sell their old car and need money urgently.

    Cash For Junk Cars | Cash for Junk a Car| Junk Car Removal

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.