Fiat Punto GT


Já passaram 20 anos desde que a Fiat Lançou o Punto Gt. Foi muito procurado pelos jovens devido aos seus principais atributos, sendo que as suas exuberantes performances pelo seu pequeno motor sobrealimentado faziam dele um desportivo.
O Punto Gt veio substituir o Uno turbo ie e trouxe consigo coisas novas, enquanto o seu antecessor nunca conseguia vencer os seus adversários mais directos o Punto era o melhor do segmento.
O punto Gt era mais caro 100 contos em relação ao VW G40 mas O Fiat trazia direcção assistida e ABS enquanto mais nenhum trazia.
A direcção do Uno ainda não era assistida mas ainda assim era precisa.


O motor do Punto era o motor do Uno só que continha um turbo de maiores dimensões regulado para produzir uma igualmente superior pressão de sobrealimentação pelo que a potencia subiu de uns 115 para 136cv. O Uno turbo era motor a mais para a segurança do carro em sí, o que provocava mais emoção e mais medo.
O Punto GT era emocionante, mas não tanto como o Uno, era mais seguro e mais "ajuizado".

O mesmo motor, o mesmo objectivo, mas principalmente diferentes gerações.
No entanto enquanto o motor do Uno e do G40 eram suaves, o Punto era precisamente o contrário. Até ás 2800 rpm era "morto" mas num ápice accionava o chamado silvo de turbina que provocavam até perdas de aderência. A Fiat tentou desenvolver um motor extremo, mas que quando se levantava o pé em qualquer regime acusava logo perdas de tempo na resposta, tipico das turbinas de grandes dimensões.

A fiabilidade da Fiat fazia alguns compradores ficar de pé atrás, entretanto havia muito por onde escolher; Citroen Ax Gti, Peugeot 106 XSi e Vw Polo G40.

No entanto o G40 apesar dos seus 113cv fazia frente ao Punto Gt, sendo que o Punto fazia dos 0-100 em 8.0 segundos e o G40 em 8.3 e era o mais contido na ida a ás bombas, ao contrario do italiano que era o mais gastador, em dias em que aprece acelerar a bebia 16l aos 100.


E avarias
No entanto muitos proprietários queixavam-se:
- da direcção assistida que fazia alguns ruídos fora do normal
- Tecto de abrir
- Elevador dos vidros eléctricos
-  Turbo que avariam precocemente

O interior do Fiat pecava nos bancos, em que não havia apoio lateral, o que num desportivo seria uma mais valia, contudo era o unico do seu segmento a garantir regulação do assento e do volante. O painel de instrumentos do Punto apesar de ter perdido o indicador de temperatura do Uno, continuava a ser o mais complexo.


Em linha recta havia poucos que mesmo custando o dobro coceguem combater-se de igual para igual com este pequeno endiabrado italiano. A suas virtudes seriam também a melhor habitabilidade do segmento, e uma boa estabilidade em recta e curvas de alta velocidade.

Mas por outro lado perdia ponto para a falta de tracção e suspensões algo brandas o que era inadmissível para um pequeno desportivo.
A caixa não era um primor de suavidade mas na gama punto as caixas nunca o foram.
Em 1996 o Fiat Punto Gt custava 3.319cts com uma potência de 136 cv, fazia um consumo misto de 9,1, mas nessa altura ainda não se olhava ao preço dos combustíveis.



Características:

- 0 aos 100: 7,9 segundos
- Potência: 134 cv
- Torque: 200nm
- Motor: 1.4 - 4 cilindros em linha, turbo
- Caixa de velocidades: 5
- Peso: 1080kg





Na verdade a Fiat já usava a filosofia de pequenos motores turbinados que agora estão muito na moda. O mais engraçado neste carro era a sigla Gt que era algo discreta por isso, muitas pessoas levavam "bigodes" deste pequeno carro sem saber como. O Fiat Punto Gt era um pequeno foguete na sua época que deixou muitas saudades.

Infelizmente sempre foi um carro que devido ao facto de ser algo acessível, foi passando de mãos em mãos sendo que e hoje em dia já não se vêm muitos bons exemplares.


3 comentários:

  1. parabens pelo blog... de facto o Punto GT é um verdadeiro citadino desportivo dos anos 90 falta frisar que existem 3 versoes o fase1 com 136cv o fase2 com 133cv e o fase3 com 130cv todos eles com ligeiras alteraçoes a nivel de motor,interiores e exterior...ainda existem alguns bons exemplares deste modelo eles podem ser encontrados no clube Punto GT Portugal

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  2. O meu punto gt está com um problema que não consigo resolver! Quando acelero a fundo o ponteiro do turbo anda para cima e baixo e sinto o carro sempre aos solavancos

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