As nossas escolhas foram:
Fiat Grand Punto 1.9 JTD 130 cv
Seat Ibiza 1.9 tdi FR 130 cv
Até á chegada do grand Punto O seat Ibiza não tinha rival que o enfrentasse. Mas a marca italiana colocou no mercado uma atractiva versão, um utilitário com dotado com um moderno motor 1.9 multijet.
A Seat sempre esteve nos lugares de cima em relação aos seus rivais no que toca a motores diesel, mesmo quando saiu o Punto JTD o Cupra da Seat com 160cv ainda era rei.
Um desportivo radical capaz de envergonhar muitos Gti's a gasolina que rondam os 200cv. Mas mais equilibrado em todos os aspectos é o TDI FR, que com os seus 130cv, propõem já umas boas prestações. Nesse mesmo caminho segue o Punto JTD com a mesma potencia do Seat, convertendo-se assim no nico capaz de lhe fazer frente.
O motor que anima o modelo italiano é o 1.9 multijet com versão de 8 válvulas, que em relação a outros modelos foi aumentada a potencia para poder rivalizar com a Seat. Contém todas as exigências que se pode esperar de um bloco 1.9, e com 130 cv é muito agradável conduzir.
O desempenho é progressivo o que faz a sua resposta ser brilhante, apenas em baixos regimes se sente que o Fr é melhor. Nesse aspecto o Ibiza Fr é mais forte em baixas, ganhando vantagem em algumas ocasiões, como por exemplo em cidade.
O desenho do interior do Punto é mais vistoso e moderno, e computador de bordo oferece mais informação do que o Ibiza |
E pista as evidências não são tão evidentes, pois á maneira que o Punto ganha rotações no motor torna-se mais agradável. Tanto o Ibiza como o Punto a médios regimes já permitem desfrutar de uma capacidade de recuperação, ganhando velocidade com enorme facilidade. Em estradas rápidas rapidamente chegamos aos 200km/h quase sem darmos conta, com pequena vantagem para o Ibiza que oferece melhores recuperações em quinta e sexta velocidade. Mas de qualquer forma não é fácil deixar o Punto para trás.
Diferenças no comportamento
As maiores diferenças notam-se sobretudo no comportamento. Os ajustes da Seat no chassis são muito homogéneos na versão Fr, com uma direcção muito mais precisa que a do Punto, que transmite muita confiança, na hora de fazer trajectos com curvas. No punto sentimos claramente no volante uma falta de trajectória na hora de pisar o acelerador, isso já não acontece no Ibiza que mantém linearidade com grande precisão.
No punto obriga-nos a corrigir o volante mais do que o que desejávamos, mas é eficaz quando as curvas sucedem.
Em estradas de montanha tanto num exemplar como noutro as curvas são feitas com muita eficácia devido á firmeza do sistema de suspensão. A suspensão do Punto chega mesmo a ser demasiado dura, devido ao objectivo de se pretender um carácter desportivo. Sendo que torna o Ibiza algo mais confortável. O sistema de travagem é muito bom nos dois casos, sendo que o Ibiza se torna melhor, não acusando qualquer fadiga em condução mais desportiva.
Bem elaborado, os materiais do Ibiza demonstram um marca veterana |
O verídico:
- Vida a bordo: Punto
- Prestações: Empate
- Consumo: Ibiza
- Condução: Ibiza
- Segurança: Ibiza
- Comportamento: Empate
- Preço: Empate
Em equipamento os dois modelos estão muito igualados, o Punto oferece de serie controlo de estabilidade e o Ibiza vinha como opcional. No entanto o Ibiza Fr oferece melhores sensações ao volante e uma condução mais confortável no dia a dia.
No entanto Ibiza ganha em numeros, devido ao facto de ser 50kg mais leve, o que também o torna mais rápido dos 0-100 8,5 segundos, contra 8,7 do Punto. No entanto tanto o punto como o Ibiza são duas boas apostas para quem gosta de desfrutar de uma boa condução.
www.cochesactuales.es
Fotos: I.Oller
Texto original: Afonso Aguilera
Texto traduzido para pt: Ricardo Ramos
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:
-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.