Técnica Ponta Tacão

Certamente já ouviu falar na técnica ponta-tacão. Muito resumido a técnica ponta-tacão é uma técnica de condução avançada, utilizada na condução desportiva e que consiste em usar o pé direito para travar e acelerar ao mesmo tempo, de modo a manter a rotação mais alta e não perder velocidade nas passagens de caixa. Isto é feito geralmente antes de uma curva, a fim de ganhar tempo com a redução de velocidades, mantendo a dinâmica do carro a um nível muito mais seguro.
Ponta tacão, em que se acelera e trava com um só pé

Muitos carros desportivos já vêm com os pedais adequados de modo a que se concisa mais facilmente fazer a técnica, todo o carro que traga o acelerador mais baixo que o travão não foi projectado para o ponta tacão.


Muitas vezes existem os chamados "picanços" e certos condutores com uma motorização mais nobre conseguem distanciar-se do outro em estradas de montanha por exemplo, talvez porque o uso desta técnica o ajude nessa situação.
Durante o ponta-tacão, estamos a controlar o volante com a mão esquerda, trocar de velocidade com a mão direita, pisar a embraiagem com o pé esquerdo e acionar simultaneamente os pedais do travão e acelerador – tudo exactamente ao mesmo tempo.


Pedais preparados para fazer a técnica Ponta-tacão

Numa passagem de caixa normal quando se tira o pé da embraiagem, sente-se um "tranco" na transmissão. Esse tranco é provocado pela diferença de rotação: quando vamos a 4.000 rpm em quarta, quando se pisa no trvão a rotação cai para 2.500/3.000 rpm. Ao accionar de novo a embraiagem, as rotações do motor caem para caem rapidamente para 1.500/1.800 rpm. Entra a terceira, solta a embraiagem e a rotação sobe subitamente para 3.000/3.500 rpm, impulsionada pela acção mecânica das rodas. Esta diferença em questão de fracções de segundo provoca o desequilíbrio do conjunto motriz/transmissão.


Existem no entanto bons pilotos que travam com o pé direito da maneira tradicional. Rubens Barrichello é um deles. Ele tentou usar o pé esquerdo, por solicitação dos engenheiros da Ferrari, mas dizia não ter v. Seu argumento vantagens. 
A verdade é que em alta velocidade, a transição de mover o pé do pedal direito para o esquerdo leva algum tempo. Imagine-se a 200 km/h; quanta distância acha que o carro percorre nos décimos de segundo necessários para trocar o pedal? No mínimo dez metros. Talvez mais.



 Um estudo disse que se as pessoas aprendessem a travar com o pé esquerdo além de ser uma mais valia para as pistas, pode ser uma vantagem nas ruas, pois os tempos de reacção é essencial para evitar uma batida. Quase todos os acidentes podem ser evitados se tivermos um segundo a mais. Só um segundo. Não significa que se leve um segundo para trocar de pedais, mas mesmo que seja três décimos de segundo, já será 30% mais rápido.

Sabia que toda a parte do nosso corpo esquerdo é controlado pelo lado direito do cerboro? Se você começar a fazer coisas com a mão esquerda e pé esquerdo irá desenvolver o cerboro do lado direito, lavar os dentes com a mão esquerda é um óptimo exercício, porque é que acha que os esquerdinos normalmente são mais inteligentes ?




2 comentários:

  1. Porque é que os esquerdinos devem ser mais inteligentes, se por sua vez eles não utilizam a parte esquerda do cérebro? hehe

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    1. Cara anónimo
      Na verdade os esquerdinos dizem ser mais espertos, porque para além de utilizarem a parte direita do cerboro, fazem algumas coisas com a esquerda, penso que seja essa a explicação.
      No entanto digo-lhe isto sem certeza.
      cumprimentos

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