Ponta tacão, em que se acelera e trava com um só pé |
Muitos carros desportivos já vêm com os pedais adequados de modo a que se concisa mais facilmente fazer a técnica, todo o carro que traga o acelerador mais baixo que o travão não foi projectado para o ponta tacão.
Muitas vezes existem os chamados "picanços" e certos condutores com uma motorização mais nobre conseguem distanciar-se do outro em estradas de montanha por exemplo, talvez porque o uso desta técnica o ajude nessa situação.
Durante o ponta-tacão, estamos a controlar o volante com a mão esquerda, trocar de velocidade com a mão direita, pisar a embraiagem com o pé esquerdo e acionar simultaneamente os pedais do travão e acelerador – tudo exactamente ao mesmo tempo.
Pedais preparados para fazer a técnica Ponta-tacão |
Numa passagem de caixa normal quando se tira o pé da embraiagem, sente-se um "tranco" na transmissão. Esse tranco é provocado pela diferença de rotação: quando vamos a 4.000 rpm em quarta, quando se pisa no trvão a rotação cai para 2.500/3.000 rpm. Ao accionar de novo a embraiagem, as rotações do motor caem para caem rapidamente para 1.500/1.800 rpm. Entra a terceira, solta a embraiagem e a rotação sobe subitamente para 3.000/3.500 rpm, impulsionada pela acção mecânica das rodas. Esta diferença em questão de fracções de segundo provoca o desequilíbrio do conjunto motriz/transmissão.
Existem no entanto bons pilotos que travam com o pé direito da maneira tradicional. Rubens Barrichello é um deles. Ele tentou usar o pé esquerdo, por solicitação dos engenheiros da Ferrari, mas dizia não ter v. Seu argumento vantagens.
A verdade é que em alta velocidade, a transição de mover o pé do pedal direito para o esquerdo leva algum tempo. Imagine-se a 200 km/h; quanta distância acha que o carro percorre nos décimos de segundo necessários para trocar o pedal? No mínimo dez metros. Talvez mais.
Um estudo disse que se as pessoas aprendessem a travar com o pé esquerdo além de ser uma mais valia para as pistas, pode ser uma vantagem nas ruas, pois os tempos de reacção é essencial para evitar uma batida. Quase todos os acidentes podem ser evitados se tivermos um segundo a mais. Só um segundo. Não significa que se leve um segundo para trocar de pedais, mas mesmo que seja três décimos de segundo, já será 30% mais rápido.
Sabia que toda a parte do nosso corpo esquerdo é controlado pelo lado direito do cerboro? Se você começar a fazer coisas com a mão esquerda e pé esquerdo irá desenvolver o cerboro do lado direito, lavar os dentes com a mão esquerda é um óptimo exercício, porque é que acha que os esquerdinos normalmente são mais inteligentes ?
Porque é que os esquerdinos devem ser mais inteligentes, se por sua vez eles não utilizam a parte esquerda do cérebro? hehe
ResponderEliminarCara anónimo
EliminarNa verdade os esquerdinos dizem ser mais espertos, porque para além de utilizarem a parte direita do cerboro, fazem algumas coisas com a esquerda, penso que seja essa a explicação.
No entanto digo-lhe isto sem certeza.
cumprimentos