Mercedes-Benz UNIMOG


Um Puro peso-pesado

O unimog é um verdadeiro peso pesado, não só pelo facto de ser um veiculo de grandes dimensões, mas também por tudo que tem representado para a historia do automóvel na Europa e no Mundo nos últimos 60 anos.
É uma das lendas mais vivas do mundo automovel e em 2011 comemorou 60 anos de historias. A Unimog nasceu logo depois do período da segunda guerra mundial com o objectivo de ajudar a reconstruir a Europa, bastante danificada pelo processo. Ao longo destas seis décadas, a marca tem vindo a provar a si própria e ao mundo que é um auxilio precioso no transporte de pessoas e bens. Até hoje foram produzidas 380 mil unidades, mas o que permanece é a ideia base do projecto: quatro rodas do mesmo tamanho, excelente habilidades para fora de estrada, graças ao seus eixos tipo portal, dimensões compactas e múltiplos bloqueios de diferencial.

Os primeiros esboços do Unimog foram feitos em 1945 por Albert Friedrich, responsável pelos motores aeronáuticos da Mercedes-Benz, e representavam um veiculo agrícola de dimensões generosas com potencial para chegar a produção. Assim as versões de produção deste veiculo passaram a ser conhecidas como "Universal Motor Gerat" Abreviatura criou a designação UNIMOG), ou "tool" que em inglês significa ferramenta, e a produção teve inicio em 1948 no centro de engenharia da marca em Goppingen. O sucesso foi tal que obrigou a Mercedes a mudar a sua produção em 1950.

Mas foi apenas a partir de Maio de 1953, que o Unimog começou a carregar na grelha o símbolo da Mercedes. Em Maio saiu também a gama 404 que seria produzido até 1980, o seu chassis oferecia capacidades offroad imbatíveis, foi assim exportado para vários países, diversos mercados mundiais.
 A gama Unimog teve vários sucessos, sendo que o mais bem sucedido foi o 406, mais tarde completado com o 416. As series 424, em 1974, e a 435 em 1976. Com estas gamas nasceram as primeiras gamas pesadas da marca. Em Maio de 1972 foi lançada a gama 408, da qual fazia parte o U90, o mais leve dos Unimog, e ainda o 418 com os modelos U110 e U140.

A Gama Actual
Desde 2002 a Unimog concentrou-se em fornecer veículos para diversos serviços públicos, construção, industria e ainda serviços militares, nomeadamente o U300, U400 e U500 têm sido as principais referências. As várias características que colocavam ao dispor deste tipo de empresas eram cabines praticas e versáteis produzidas em fibra de carbono.
Motores com potencia ate 286cv permitiram á marca instalar-se na Europa e no mundo.
Na América o Exercito prefere o Hummer ao Unimog, mas por cá o Unimog continua a provar que eles estão enganados. A sua polivalência pode ser usada em florestas, montanhas e desertos como veículo militar, de bombeiros, expedições, e até mesmo em competições como o Rally Dakar. Na Europa são usados ​​como limpa neves, para o transporte de equipamentos municipais, agrícolas, de construção civil e como veículos rodo-ferroviário.
Unimog vs Hummer
Graças a sua versatilidade, e capacidade de circulação em todos os tipos de terreno, rapidamente a Unimog foi adoptada pelas forças armadas de vários países.
Comprada em grande quantidades por Portugal, a Unimog viu serviço activo em todas as frentes durante a Guerra Colonial, e ainda hoje equipa várias unidades e serviços.

Os Unimog são veículos extremamente versáteis que apaixonam todos os que tiveram oportunidade de os conduzir - ou ver as suas capacidades em acção. Para os mais atentos (e interessados em mecânica), há um conjunto de características curiosas que são responsáveis pelas suas capacidades "sobre-humanas", como os seus curiosos eixos descentrados.

Ao contrário dos eixos da maioria dos veículos que ficam alinhados pelo centro das rodas, os Unimog usam eixos que ficam alinhados pelo topo das rodas, dando-lhe uma maior capacidade de ultrapassar todo o tipo de terrenos e obstáculos que seriam impossíveis de superar com eixos normais. Este sistema utiliza engrenagens de redução inseridos na própria roda, fazendo com que o esforço colocado sobre os eixos principais seja mais reduzido - e cabendo a cada roda "amplificar" a força.

O UNIMOG ficará para sempre conhecido com um dos veiculos do mundo que tem mais historias para contar, ele já escalou montanhas, atravessou desertos, esteve em guerras e ajudou as pessoas nas mais variadas coisas. Se você não dorme uma hora que seja porque precisa de trabalhar, o melhor mesmo é comprar um Unimog.
 
Créditos: Revista Auto Hoje TT aventura Dezembro 2011
Adapatação: Ricardo Ramos

3 comentários:

  1. Autentico um em dois, uma autentica maquina feita para durar, (Maquina da guerra)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade ele foi feito pra não ser uma arma de guerra... A ideia por trás do conceito do UniMoG, era a de criar um veículo agrícola multifunção, capaz de recriar uma indústria agrícola na Alemanha do pós-Guerra. Os Unimog continuam até hoje sendo mais utilizados como veículos utilitários do que como armas de guerra.

      Eliminar
  2. Boa noite tennh0 um unimog 1957 e preciso achar um motor para ele de preferência original , se alguém souber de algum é só me ligar agradeço desde já...tel 55 999848765

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.