Definição e Funcionamento de um turbo: Os turbocompressores são um tipo de sistema de indução forçada, uma vez que eles comprimem o ar que entra no motor. A vantagem da compressão do ar é que isso permite ao motor receber mais ar dentro dos cilindros - e mais ar significa que podemos adicionar também mais combustível. Obtém-se, portanto, mais potência das explosões em cada cilindro. Um motor turbocomprimido produz mais potência do que o mesmo motor sem o turbo. Isso pode melhorar significativamente a relação peso/potência do motor.
Cuidados a ter com carros Turbinados:
- Quando um turbo está "mal de saude" por vezes existem os seguintes sintomas; o consumo de óleo, a perda da força e a quebra de potência acompanhado de um ligeiro "assobio".
- O óleo utilizado no motor deve ser sintético ou semi-sintético (10W40, 5W40, entre outros), pois permite lubrificar com mais eficiência os pequenos orifícios do motor. O óleo fraco torna-se pastoso e obstruí estas passagens, não arrefecendo o turbo e claro levando a ruína do mesmo.
- Cuidados que devemos de ter com o Turbo, NUNCA fazer acelerações em alto regime, quando o carro ainda se encontra frio, o ideal será não ultrapassar as 2.500rpm (depende do modelo) . Se possível deixar o carro ao ralenti, cerca de 8 segundos antes de iniciar viagem, nunca mais que 5 minutos, porque ao contrario do que muita gente diz, o carro não deve aquecer ao relentim mas sim em andamento.
- Depois de uma viagem ou de ser ter levado o carro a altos regimes de rotações, deve-se sempre que se imobiliza o automovel, deixar 1 a 2 minutos ao relentim, chamado turbo timer, engine cool down, porque a turbina funciona em óleo, óleo esse que é enviado pelo motor, ora se desligarmos o motor, a pressão do óleo cai quase imediatamente para 0, o que acontece com isto ? Acontece que a Turbina do Turbo, fica a girar sem receber a lubrificação necessária, o chamado girar em seco.
- Em utilização citadina em que não é possivel "acelarar" convém de vez em quando andar em regimes entre as 2000rpm e as 3000rpm para descarbonizar turbo e outros componentes.
Funcionamento de um turbo logo após funcionamento:
Intercooler o que é ?
O intercooler é um permutador de calor, tal como o radiador de um veículo normal atmosférico sem turbo. A sua utilização dá-se em motores sobre alimentados, ou seja, que utilizam turbo ou compressor mecânico.
O intercooler está cada vez mais reconhecido como um dos componentes principais para melhorar a performance nos motores turbo.
Como funciona?
A sua função é baixar a temperatura do ar que aumentou bastante depois de o ar ser comprimido pelo turbo. A eficiência de um intercooler mede-se pelo sucesso com que consegue remover esse calor.
O ar entra no radiador e atravessa inúmeros tubos armados numa grande superfície, por onde o ar externo passa. O calor do ar que foi comprimido pelo compressor (ou turbocompressor) é trocado com o ar externo, "refrescado" no processo.
Tipo de Intercooler
Os intercoolers podem ser do tipo ar/ar ou ar/água. O primeiro é mais simples, tem melhor eficiência a altas velocidades, maior fiabilidade e menor manutenção, assim como o custo que é também menor. Os do tipo ar/água tem maior eficiência a baixas velocidades, provocam menor perda de pressão do turbo e a resposta do acelerador é melhor.
Se o motor já tem um intercooler, a sua função pode ser melhorada trocando-o por um intercooler de maior eficiência, com melhores materiais e superfície de arrefecimento. Da mesma forma conseguindo que mais ar passe no exterior do intercooler vai fazer arrefecer melhor o ar que passa no seu interior. Outros sistemas podem ainda ser usados para melhorar a eficiência do intercooler tal como usar uma ventoinha para manter o fluxo de ar quando o veículo está parado ou utilizando jactos de água para com a evaporação ajudar a arrefecer o ar.
Dai que quando se faz uma reprogramação, convém "estudar" se será melhor colocar um turbo de maiores dimensões e um intercooler. Por isso é que marcas como a BMW quando colocam kit de potência nos seus carros mudam essencialmente além da reprogramação, mudam o intercooler para maiores dimensões e mais eficiente.
Sintoma: TURBO COM RUÍDO ESTRANHO
Causa | Solução |
Obstrução na tubabem de entrada de ar para o turbo | Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario |
Obstrução na tubabem de saída de ar para admissão | Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessario |
Obstrução no colector de admissão | Remover obstrução. Consultar manual do motor |
Fuga de ar entre o filtro de ar e o turbocompressor | Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras |
Fuga de ar entre o compressor e a admissão do motor | Corrigir a fuga, trocando juntas ou repertando as braçadeiras |
Fuga de ar na tampa de valvulas do motor | Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor |
Obstrução do escape antes ou após o turbo | Remover obstrução. Consultar manual do motor |
Fuga de gases entre o bloco do motor e o colector | Trocar juntas e reapertar parafusos. Consultar manual do motor |
Fuga de gases entre o colector e o turbo | Trocar juntas e reapertar parafusos |
Fuga de gases entre o turbo e a saida de gases | Trocar juntas e reapertar parafusos |
Acumulação de sujidade no rotor do compressor | Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado) Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo.Verificar turbo compressor |
Turboalimentador danificado | Analisar o motivo da falha do turbocompressor. Corrigir a causa da falha do turbo. Substituir o turbocompressor por uma unidade verificada Fonte:http://www.soturbo.pt/ |
Sobre o óleo, já tive carros turbos e problemas devido ao óleo. Óleo 100% sintético não é recomendado, ainda mais no Brazil aonde temos péssimos combustíveis e um trânsito ruim. O ideal é um SAE 40 ou 50, mineral ou semi-sintético, e trocas a cada 5.000km trocando sempre o filtro junto.
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