Sabia que a famosa Aston Martin foi salva por David Brown?
A Aston Martin foi inicialmente fundada em 1913 por Lionel Martin,que acrescentou o seu sobrenome (Martin) ás montas de Aston que se situam no interior de Inglaterra. A Aston Martin era apenas apenas uma fabrica "de garagem", quando foi "achada" em 1947, por Sir David Brown.
Sir David Brown |
David Brown nasceu em 10 de maio de 1904, em Huddersfield,no condado de Yorksire,Inglaterra;a sua família era proprietária da David Brown Gear Company , que fabricava redutores completos, rolamentos, eixos e engrenagens. Na primeira Guerra Mundial começaram a construção de unidades de propulsão para navios de guerra, e os mecanismos para armamentos. Em 1921, a empresa foi a maior fabricante de engrenagem do mundo.
David Brown tornou-se director em 1931 após a morte de seu tio
Percy.
Em 1939,Brown começou a fabricar tractores em parceria com Harry Ferguson (criador da marca de tractores Massey Fergunson)
Fabricou o lendário Ferguson-Brown, um tractor construído
na fábrica de engrenagem de David brown. O Ferguson-Brown foi o primeiro tractor de produção do mundo a ser equipado com hidráulicos de elevador e convergente hidráulico de 3 pontos, um conceito revolucionário que logo se tornou uma parte fundamental do tractor agrícola em todo mundo.
Engate Hidráulico de 3 pontos |
ganhou uma reputação mundial de qualidade e design inovador.
Tractor David Brown |
Por muito tempo a empresa David Brown tornou-se a terceira maior da Grã-Bretanha. A empresa teve nomeadamente autorização real e ganhou vários prémios da Rainha. A empresa começava a exportar (quatro de cada cinco tractores David Brown eram para exportar).
Durante a 2° Guerra, a empresa de Brown fabricava equipamentos para a Royal Air Force e Royal Army; fornecia tractores especialmente para uso militar,reconhecidos pela sua força e robustez.
Mas a paixão de Sir David recaiu também sobre os automóveis;no final de 1946 adquiriu a Lagonda Cars, fundada por Wilbur Gunn; A Lagonda era uma marca de luxo, os seus carros competiam em status com Bentley e Rolls Royce. Mas a sua aquisição mais importante foi em 1947.
Numa manhã qualquer desse ano, Brown lia o jornal The Times, quando na secção de classificados vê o seguinte anúncio: "Vendo pequena fábrica de automóveis, baixa produção,modo artesanal, preço: £52,500). E assim por míseras 52 mil libras, Brown comprara um mito: a Aston Martin;
Brown une as duas fábricas e assim nasce a Aston Martin Lagonda LTD;
Lagonda 1931 |
Aston Martin DB 1 (DB: David Brown) |
Mas foi com Aston Martin DB5 que a série DB, foi conhecida como um icone. A sua imagem imortalizou-se graças ao filme de James Bond 007, o Db5 estreou em 1964 em 007 Goldfinger, como o carro do agente mais famoso do cinema; voltaria em Thunderball de 1965 e Goldeye de 1995. Com um motor de 3,7 litros e seis cilindros que debitava uns impressionantes 314cv de potência . o que significava um tempo de apenas 6,1 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 248 km/h. Nada mau para 1960
Aston Martin DB5 |
Seu sucessor chega em 1967, o DB 6, com mais potência, uma melhor aerodinâmica e um equipamento exterior melhorado, em relação ao modelo anterior. O resultado foi um motor de 340cv de potência de 4,0 litros, um perfil mais alto, mais espaço para bagagens, novas opções especiais, como o ar condicionado, a direcção assistida e caixa de velocidades automática.
Este encerra a parceria de Brown com os designer italianos responsáveis pelo corpo do DB4 GT e DB5 e marca também o inicio de uma era sinistra.
No ano de 1972 com a chegada da crise financeira foi obrigado a vender a sua divisão de tractores, que foi rebaptizada de Case a que hoje pertence ao grupo FIAT.
As empresas de Brown sofrem uma série crise financeira;e a Aston Martin é uma das divisões que mais sentem o duro golpe.
Em 1989 a Aston Martin é vendida a Ford, que decide resgatar a série mítica dos DB de 6 cilindros trazendo em 1993 o DB7. Porém foi o único modelo que que lançou sobre a mão da Ford. A Ford vendeu a marca anos mais tarde a um grupo de investidores inglêses. Logo rapidamente a trouxeram á rivalta, depois de revitalizá-la criaram sonhos como DB7 V12, DBS, Vanquish V12.
A Aston Martin tem as suas raízes nos desportos motorizados, com Bamford e Martin a construírem carros para competir no Grande Prémio Francês no início dos anos 20. A partir daí, a associação continuou, com a marca britânica a conseguir um sucesso notável nos seus 100 anos de vida.
Apesar de ter apostado nos carros para grandes prémios no início, a Aston Martin conseguiu grande parte do seu sucesso desportivo nas corridas de endurance - tendo como ponto alto a conquista das 24 horas de Le Mans em 1959.
Vanquish V12 |
A lagonda que sempre esteve anexada á Aston Martin quando ai pertencia a David Brown, foi engavetada pela Ford quando a adquiriu.
Mesmo assim a Lagonda continuou a criar automóveis luxuosos e exóticos até aos anos 70, porém sempre com motores da Aston Martin.
Porém existem rumores que a Aston irá lançar um novo SUV com o nome Lagonda.
Sir David Brown faleceu em 1993, no mesmo ano do nascimento do DB7. As empresas da sua familia foram vendidas á Textron Inc;
Porém ficará para a História o Homem que comprou a Aston Martin por umas miseras 52 libras, que são hoje 60 euros.
Sabia que:
● A ASTON MARTIN é conhecida por oferecer um serviço requintado aos seus clientes. Ao abrir o capô, por exemplo, o motorista encontra uma placa com o telefone do engenheiro responsável pela montagem do motor. O proprietário pode ligar para saber mais informações sobre a performance do seu carro.
Aston Martin , carro de macho alfa !!!
ResponderEliminar