Depende em que circunstancias, mas vamos analisar.
A verdade é que a frequente utilização de um automóvel para percursos curtos e citadinos em que se conduz em transito lento, vai fazer com que se acumulem resíduos do óleo, gasolina, pode vir até a entupir a própria vavula EGR, filtro de partículas, injectores, geometria do turbo e até a admissão fica a ter uma entrada de ar mais reduzida.
Na hora de ir á inspecção alguns proprietários chegam a ver o seu veiculo reprovado porque existe excesso de carvão acumulado.
Vavula EGR completamente suja por acumulação de residuos |
Basta olhar para o escape da maioria dos diesel que andam na maior parte do tempo em cidade para entender que eles de facto acumulam muito carvão no seu escape.
Colector de admissão sujo |
Existe depois o chamado Italian Tunup que consiste em usar a faixa de rotação mais alargada de modo a "limpar" todo o carvão.
A origem do tuneup italiano vem como concelho da Ferrari . Proprietários que conduziam os seus carros com pouca frequência, faz com que o motor acumula-se resíduos suficientes de modo que afectasse o desempenho.
Mas atenção : deve-se fazer isto com o motor á temperatura normal de funcionamento! Nada de puxar com o motor em frio.
E nunca puxar primeira e segunda velocidade, a descarga de binário seja em qualquer tipo de motor, irá danificar os apoios do motor e da caixa bem como desgaste extra na embraiagem convém usar terceira, quarta e quinta até 4000rpm por exemplo, depende de cada modelo. Também não convém puxar até á red line nos automóveis diesel, porque a a maioria só tem binário disponível desde as 1700rpm até as 4200rpm, a partir dai já não existe "quase nada".
Mas não fazer isto usualmente, muitos condutores gostam de colocar o ponteiro na red line e isso pode vir a danificar certos componentes do motor, em casos menos severos. Uma viagem de 50km em auto estrada a 120km/h já é suficiente e resulta para regenerar o filtro de partículas e dar mais saúde ao mesmo.
O segredo é conhecer o tipo de motor que temos em mãos, existem motores mais rotativos, (Honda S2000) que foi concebido para explorar a faixa toda de rotação. Existe depois a questão dos produtos que se deitam no deposito para "limpar" injectores e afins, o meu concelho é; não usem sem ter certeza absoluta. Existem pessoas que dizem ter sentido o efeito desses produtos, mas existem outros inúmeros relatos de casos que deram para o torto, muitas vezes a utilização de um combustível de melhor qualidade resolve o assunto. E para limpar injectores o melhor métodos é por ultra-sons, em máquinas especificas para o efeito.
Por isso resumindo; Sim faz bem de vez em quando puxar as máquinas, até uma rotação conveniente, mas não façam disto algo usual, pois existem motores que não são construídos para serem maquinas de competição.
Não tenho grandes conhecimentos aprofundados de mecânica, apenas curiosidade. Tb se repares, os motores diesel são menos rotativos ( embora mais robustos ) logo mais duráveis...
Aspectos a ter em conta tal como a cilindrada, tipo de óleo refrigeração, qualidade dos materiais....etc.
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