Os melhores pilotos de rally

Para muita gente, os melhores pilotos do mundo não estão na Fórmula 1, e sim nos ralis. Mas quais são os melhores dos melhores?
Diferentemente do que acontece na F1, em que as pistas têm toda a segurança possível e sendo uma categoria na qual consegue-se identificar facilmente um piloto devido á  eventual superioridade dos carros, no rali a maioria dos pilotos é excelente no que faz e os carros costumam ser mais próximos em desempenho ao contrario do que se passa na F1.



Penso que não haverá nenhum critério válido que legitime consensualmente determinado piloto como o melhor de todos os tempos no rally. Podemos considerar um bom piloto alguém que ganha muitas vezes como Sebastien Loeb? Ou não ganha assim tantas mas dá imenso espectáculo, tal como Colin Mcrae?

Por isso a lista a seguir são os pilotos que eu considero os melhores, mas pode variar de opinião para opinião:

Colin Mcrae 

Se hoje a Subaru é uma das marcas mais importantes do rali (mesmo que sua equipa oficial esteja extinta desde 2008), os créditos são de Colin McRae. O seu desempenho brilhante no comando do Impreza azul e dourado garantiu que a equipe fosse tricampeã de construtores no WRC em 1995, 1996 e 1997. Facturou o título de pilotos em 1995.
 Colin McRae passou toda a sua vida a fintar a morte. Era o piloto que me deu mais gozo ver, qualquer que fosse o carro, qualquer que fosse o cenário, parecia conduzir sempre como se fosse a sua última corrida,o seu estilo de condução espectacular rapidamente se tornou na sua imagem de marca, extremamente agressivo, levava ao delírio as numerosas multidões que acompanhavam a caravana do WRC. ao ponto de chegar mesmo a ser comparado a Ari Vatanen, o piloto que idolatrava e a quem dizia ir buscar inspiração.
Era sem duvida o Ayrton Senna dos rallys. 
O seu brilhantismo acabou de forma trágica, num acidente de helicóptero que ele pilotava em 2007.
Jamais será esquecido...



Sebastién Loeb
Muitas pessoas dizem que Loeb teve a sorte de competir sem rivais à sua altura. Mas como argumentar contra o brilhantismo de alguém que conquistou nove títulos consecutivos do WRC (2004-2012) e que só não vai conseguir o décimo pois desistiu de competir em 2013? Julgo que já não lhe dava "pica" estar sempre a vencer :) . De qualquer maneira ele entrou para história e os seus recordes demorarão muito a ser batidos.
Ele é também bicampeão da Corrida dos Campeões, depois de levar para casa o Henri Toivonen Memorial Trophy e o título de "Campeão dos Campeões" em 2003 e 2005
Bateu recentemente em 2013 o recorde de Pikes Peak com 8'13''878


Ari Vatanen
Convém começar por dizer que Vatanen é um piloto da velha guarda do Grupo B, conhecido como o finlandês voador. O controlo do carro era inacreditável, quem não se lembra dele a subir Pikes Peak na qual venceu com o seu peugeot e o pormenor de retirar uma das mãos para tapar o sol ? E o épico Manx Rally de 1983, em em que numa curva a alta velocidade, o Opel Ascona 400 escapa-se e Vatanen acelarar, enquanto o seu co-piloto aterrorizado esqueceu-se de ditar as direcções e solta o famoso “DEAR GOD!”.
Em 1993 comprou uma quinta e uma vinha em França onde estabeleceu residência. Venceu o Paris-Dakar por quatro vezes, entre 1987 e 1991 (recordista de vitórias na vertente de carros)
Desenvolveu então um interesse pela politica e em 1999 foi eleito para o Parlamento Europeu conseguindo a re-eleição em 2004. A sua paixão pelo Rali de Portugal e pelo seu público é motivo mais que suficiente para dar o seu apoio a Durão Barroso. A sua fome de ralis não terminou e fez o Rali Dakar em 2003 pela Nissan terminando em sétimo lugar. A sua biografia, "Every Second Counts", foi publicada em 1988 e rapidamente se tornou um best seller.


Michele Mouton

Não poderia deixar de referenciar Michèle Mouton que foi a primeira e até hoje única mulher a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Rali, em Sanremo em 1981.Deu também protagonismo á "besta" dos rallys; Audi Quattro, deu muita dor de cabeça a grandes pilotos como Ari Vatanen e Walter Röhrl no Grupo B e depois na subida de Pikes Peak – o que deve fazer dela a mulher mais bem sucedida do automobilismo mundial.

Tommi Mäkinen
Antes de Loeb, Tommi Mäkinen era o piloto com mais títulos mundiais consecutivos no WRC – foram quatro em sequência, de 1996 a 1999.
Conhecido por ser eterno rival de Colin Mcrae, Makinen ficou conhcecido por condizir um Mitsubichi Lancer Evolution vermelho Marlboro.

Em 2002 mudou-se para a Subaru em 2001, apesar de não ter vencido campeonatos, conseguiu voltar aos bons resultados. Com um total de 24 vitórias e 45 pódios em provas do WRC foi, durante anos, o grande rival de Colin McRae.

Richard Burns 



Richard Burns ficará sempre conhecido por ser um piloto rápido, calmo e extremamente seguro. Atingiu o auge da sua carreira em 2001, com a conquista do título mundial ao serviço da Subaru. Correu ainda na Mitsubishi e na Peugeot, marca pela qual fez o seu último rali, em 2003. Durante o Rali RAC desse ano foi-lhe detectado um tumor cerebral, e apesar de ter lutado ferozmente contra a doença, faleceu em Novembro de 2005.
Na noite de sexta-feira de 25 de Novembro de 2005, Burns morre aos 34 anos, após ter estado em coma durante alguns dias, devido ao tumor.


Outros pilotos merecem obviamente destaque tais como: 

Carlos Sainz
Massimo "Miki" Biasion
Walter Röhrl
Juha Kankkunen


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por comentar. O seu comentário é muito útil e importante para que este blog seja actualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
- Por favor não plagie, caso precise de retirar informação deste blog, não se esqueça de colocar a fonte.