Pocket Rokets : veículos com enorme carácter motores potentes e preços acessíveis que oferecem sensações únicas de condução únicas aos seus proprietários
Renault 5 GT Turbo
Face à necessidade da Renault em produzir um pequeno GTi, nasce o Renault 5 GT Turbo. Construído a partir da base do Super 5, o GT Turbo fase 1 aparece em 1985, adoptando uma motorização de 1397cc.
As suas potencialidades eram enormes, já que o chassis (sempre uma referência neste veículo) acompanhava a par e passo este motor com uma mecânica algo antiga mas sempre explosivo, capaz de rivalizar com qualquer GTi dos anos 80 e inicio de 90. A Renault anunciava 7.8 seg. dos 0-100 km/h e velocidade máxima de 205 km/h num carro com 830 kg de peso.
http://www.clubegttportugal.com/
Fiat uno Turbo IE
Qualquer pessoa que nasceu nos anos 80, sonhava com um destes, era a prova que a Fiat sabia fazer carros para rivalizar com outros poket rockets da altura, o pequeno italiano só respondia a partir das 3000rpm, graças ao seu turbo de geometria fixa, e ia até 6000rpm.
Versão : Turbo ie (phase II)
Potência : 118 cv
Motor : 4 cilindros
Cilindrada : 1372 cm3
Distribuição : 8 válvulas Turbo
Binário : 165 Nm (3500 tr/min)
Transmissão : Tração à frente, caixa de velocidades manual 5 velocidades
Peso médio : 999 kg
Pneus : 175/60/13
Relação potência / peso: 8.5 kg/cv
http://unoturbo12.no.sapo.pt/modelos.htm
Citroen ax gti
Na verdade saíram duas versões desportivas do AX o GTI e GT. Era um automóvel que ficou conhecido por ser extremamente rápido, mas também por ter fama de pouco seguro. Mas em contrapartida era não mais que pura diversão para que o soubesse "domar". Era um carro que em curvas mais rápidas, dava alguns medo conduzir, devido ao seu eixo ser demasiado curtos. Além da sua fraca estabilidade o AX gti não era apreciado pela sua fraca qualidade de construção, mas compensava na sua fiabilidade, o seu "pequeno" motor levava porrada e jamais se queixava!
Peso: 795 kg
SOHC 8 valvulas , 2 por cilindro
1360 cc
101.4 cvs@6800 rpm
120.0Nm
V Max 192 Km/h
http://razaoautomovel.com/2012/04/citroen-ax-gti-the-ultimate-driving-school-2.html
Suzuki Swift GTI
O Swift GTi, vendido entre 1991 e 1995, não foi tão vendido no nosso pais como os demais concorrentes. Ainda hoje ligado á cultura JDM, o Swift ficou caracterizado por ser muito leve (810kg) e com motor de altíssimo desempenho graças a construção em alumínio, duplo comando de válvulas (16 válvulas), injeção multiponto e câmara de combustão de design "penta-roof", com apenas 1.3L, proporcionava 100CV de potência. Suspensão independente e travões a disco nas quatro rodas eram outras características que o definiam como um desportivo compacto puro. As vantagens para com os outros seus concorrentes eram que este ao contrario dos outros, não possuía turbo e mesmo assim tinha performances melhores ou idênticas aos demais; 0 a 100 km/h: 8,segundos e velocidade máxima rondava os 196 km/h.
Apesar de não ter uma distribuição perfeita, era um devorador de curvas, a direcção não assistida era lenta mas eram estes pormenores que faziam dele um old-shooll.
http://www.autoblog.pt/suzuki-swift-gti/
VW Polo G40
A letra G vem do seu compressor parecido com a forma da letra, foi uma alternativa ao anterior que fazia com que o motor sobreaquecesse e o lag fosse tardio.
O G40 era um carro, não muito facil de conduzir, perigoso essencialmente, devido muito ao fraco poder de travagem, mas era um carro que se alterava muito bem e que o fazia alcançar uns 240km/h.
http://www.autoblog.pt/vw-polo-g40/Peugeot 205 GTI
A versão 1.9 gti diferenciava-se dos restantes por ter mais cilindrada, apesar de ter existido 1.6, mas as vantagens não eram só o motor maior, o facto de se conduzir lindamente era um elemento a favor, e para mim foi provavelmente um dos veículos hatchback mais representativos dos anos 80. Foi eleito o carro da década pela revista Car Magazine em 1990. As rpm iam até ás 6000, a versão 1.9 calçava uns pneus 195/50, travões de disco ás quatro rodas e suspensão independente nas quatro rodas, coisa pouco usual na época. Ficando conhecido também no mundial de rally onde foi uma verdadeira lenda.
Honda CRX
Honda CRX ainda hoje não é indiferente por onde passa. Este desportivo compacto com tracção dianteira teve varias gerações; sendo que acatual hoje em dia é chamada de CR-Z sendo um híbrido.
Motor com 4 válvulas por cilindro, suspensão de duplos triângulos sobrepostos às 4 rodas e o conhecido sistema de variação de fase VTEC no modelo de topo. O 1.6i-16v continha duas árvores de cames à cabeça capaz de debitar 130 cv às 6800 rpm. As performances eram excelentes - 7.5s dos 0-100 Km/h - sobretudo devido ao baixo peso de 905Kg. Mais tarde saiu o Vtec 150cv as 7600 rpm, VTEC era oriunda da experiência da Honda na F1.
http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=1573.0
VW Golf 1 GTI
Apresentado no salão de Frankfurt a frase de promoção descrevia-o como «O VW mais rápido de sempre», o que não era, de todo, um exagero, pois acelerava dos 0-100 km/h em 9,2 segundos, deixando para trás os rivais. a VW acabara de colocar no mercado. Nas auto-estradas alemãs também surpreendia todos os condutores de outros modelos desportivos e de berlinas de luxo, que nunca tinham ouvido falar deste VW que agora os ultrapassava. Desde então, o Golf GTI avançou para se tornar no mais bem-sucedido compacto desportivo da história do automóvel, sendo reconhecido em todo o mundo já vai na 6ª geração.
www.autoblog.pt
Existem ainda outros que mereciam destaque tais como:
Fiesta XR2
MG Metro Turbo
alpine A310
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