História do BMW M3

Foi no dia 5 de Junho de 2013 que saiu da linha de produção o ultimo bmw M3 coupé produzido.
È com muita pena minha que escrevo estas linhas, pois não é só a sigla M3 que vai desaparecer da BMW, sim toda uma lenda, uma maquina das mais significativas e representantes da pura engenharia alemã.
O M3 irá acabar porque a BMW disse que a partir do próximo ano, todos as suas gamas irão ficar com números pares, sendo que o serie 3 , irá dar lugar ao novo bmw serie 4 .
O bmw M3 foi um modelo produzido durante 25 anos, a sigla M3 na sua traseira, impunha respeito, sinónimo de automóvel puramente desportivo, engenharia pura alemã.
O primeiro M3 foi lançado em  1986, e houve quatro gerações de BMW M3, e30, e36, e46 e e 9x.
Todos as gerações deste mítico modelo foram desenvolvidas pela BMW M e testadas a fundo sempre na pista Nurburgring, a filosofia sempre foi a mesma, puro desportivismo para utilização quotidiana.
O objectivo era simples, criar um carro com 2000cc de quatro cilindros e quatro válvulas por cilindro, e assim nasceu o "s14" que mais tarde viria a ficar com 2300cc.

O inicio BMW M3 e30

Foi apresentado no salão de Frankfurt, ao que as pessoas reparavam em alguns pormenores que o distinguiam dos normais bmw serie 3.

As cavas das rodas era o primeiro pormenor que saltava logo a vista, assim como um aileron traseiro depois a sigla M3 com as suas cores marcava a diferença. Este carro parecia ser mais aerodinâmico que o seu irmão serie3 normal, logo seria de supor que andasse mais. Debitava 200cv e continha 2300cc e apesava apenas 1.200 quilos, mas não era só o motor o seu forte, já em 1986 vinha equipado de serie com ABS, discos ventilados, oferecia três tipos de suspensão (conforto, normal e desportiva), mas o seu forte típico da bávara BMW era o diferencial autoblocante cujo o objectivo era transmitir tracção para as rodas traseiras, para que mesmo no limite da aceleração pudesse oferecer prazer de condução que tanto ficaria a ser conhecida.
O M3 e30, ficou conhecido pela sua fiabilidade e pelo facto de competir facilmente com carros mais potentes em números, sendo também o carro mais rápido do seu segmento com 235km/h de velocidade máxima, a BMW ao contrário de outras marcas, não limitou o M3 em poucas unidades, só mais tarde saiu uma série limitada designada de "evolution" e "sport evolution" sendo estas umas versões ainda com mais cavalos.

BMW M3 e36

O e36 viria a sair em 1992, o seu look completamente diferente do antecedente, apesar de á primeira vista não parecer um desportivo tão puro como anterior, o e36 continuava a ostentar todo o poder da sigla M.
O motor viria a sofrer alterações, passou de 2000cc para 3000cc e seis celindros em linha com 286 cavalos, a velocidade máxima começou a vir limitada ao 250km/h e fazia dos 0 aos 100 em 6 segundos.
Este M3 marcou muito pelo facto de nunca ter havido um motor atmosférico com potencia tão elevada em função da cilindrada, 96cv por 100cc.
Nos Estados Unidos foi o primeiro carro importado a ser considerado o carro do ano, revistas automóveis da época elogiavam-no como sendo o carro do século.

Por volta de 1995 saiu o M3 GT, uma versão ainda mais apimentada, limitada a 350 unidades.
Mas como a BMW sabia que podia fazer mais e melhor, saiu mais tarde, a versão quatro portas e um motor 3.2 cc com sistema double VANOS, com caixa de seis velocidades e fazendo dos 0-100 em 5,3 segundos.
Saiu também como opcional a famosa caixa sequencial SMG, esta caixa viria a ser tão famosa que toda a gente queria um M3 com SMG e foi com o e36 que o M3 ficou conhecido em todo mundo, sendo que veio a ser um sucesso.

BMW M3 e46


No ano 2000 saiu a terceira geração do BMW M3, o seu designe com as suas linhas intemporais faziam virar as cabeças quando passava por uma avenida.
Havia tal como nos antecessores certos pormenores que o distinguiam dos restantes serie3, as entradas de ar laterais, e o capot estava ligeiramente levantado para dar a ideia da grandeza do seu novo motor, um 3.246 cc, seis cilindros em linha com 343 cv, com 8.000 rpm máximas. Ainda mais infernal o e46 prometia dar prazer de condução, cumprindo com a tradição.
Acelerava dos 0-100 em 5.2 segundos, cheio de tecnologia, continha um novo botão que permitia alternar a resposta do motor entre conforto e desportivo, deu-se também a estreia do diferencia M, que permitia maior estabilidade.
A caixa SMG vinha ainda mais precisa, com patilhas no volante bastava um toque para rapidamente passar de uma mudança para a outra. Em 2001 saiu a versão musculada, BMW M3 GTR, foi criado com o preposito de participar no American Le Man series, este já trazia um  V8 com 350 cv para a versão comercializada. Em 2003 o mundo rendeu-se ao M3 CSL, marcado pela utilização de materiais leves, sendo que até os vidros eram mais finos com prepositivo de conter menos peso.

BMW M3 E90/E92/E93 



Em 2007 saiu o novo M3 foi o nascimento de uma nova lenda, preparado para superar os números dos anteriores. A BMW deixou de parte o motor de seis cilindros em linha, para dar lugar a um V8 de 4.0, desenvolvido do zero. Continha 420 cv, 8.400 rpm, e dos 0-100 em  4.8 segundos. Apesar de continuar a estar limitado aos 250 km/h, sem limitador atingia mais de 300 km/ h. Tal como os anteriores o novo M3 recebia elogios atrás de elogios recebendo o galardão de motor internacional do ano.

Os pormenores eram ainda mais, distancia entre eixos mais larga, jantes especiais, espelhos retrovisores mais aerodinâmicos, spoiler traseiro, quatro porteiras de escape, tejadilho com baixo centro de gravidade, materiais em fibra de carbono altamente resistente, controlo de suspensão de três níveis, travões perfurados a frente e atrás e como não podia faltar a sigla M.
Como de costume em 2010 a BMW lança o M3 GTS 4.4 litros com 450 cavalos de potência pura. Este ultimo foi desenhado para competição mas com homologação para andar na estrada. Limitado apenas a 350 unidades, acelarava dos 0-100 em 4.4 segundos e não continha limitador, logo alcançava os 305 km/h.


O que mudou desde o primeiro M3 até agora? Nada isto em termos de filosofia claro. Muitas marcas de automóveis vão perdendo a essência ao longo das suas evoluções, não foi o caso do M3. Este continua a ser um coupé de vocação familiar, mas nos genes palpita competição.

O motor evoluiu, e como evoluiu. Podemos-lhe chamar uma obra de arte, cada vez melhor, se nos referirmos a termos mecânicos/ tecnológicos. Os mais M3 passam a ser a ser mais fácil de pilotar de conduzir, qualquer "puto" com carta á pouco tempo consegue espremer um M3 e92, mas aposto que não faz o mesmo no primeiro M3.

O BMW M3 foi um automóvel que marcou o mundo, pela sua personalidade e carácter, um carro essencialmente virado para o desportivismo e prazer de condução, nascido para vencer, vai embora com a cabeça erguida e cheio de dignidade, com certeza vai deixar saudades.
Paraíso que se preze terá um BMW M3




1 comentário:

  1. A notícia não se confirmou. A BMW série 3, assim como a M3 continuaram a ser produzidas...

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