Tracção traseira e tracção dianteira



Para quem aprecia realmente automóveis vai sempre preferir tracção traseira, pelo divertimento que esta pode proporcionar, mas há realmente aqueles que optam pela dianteira, por questões que eles dizem segurança, na verdade os carros de tracção traseira em piso seco, não são menos seguros que os tracção dianteira, mas vamos analisar.


Tracção Dianteira: É a mais aplicada porque é mais simples e barato no que toca á sua construção. A segurança também é favorecida pois o carro tem a tendência de "sair de frente", o que é muito mais fácil de controlar, para um condutor amador. A sua principal desvantagem reside quando pisamos no acelerador o peso "desloca-se" para a traseira, deixando o dianteiro com um pouco menos de aderência. É a configuração ideal para um carro mais barato, com características de cidade e privilegiando a segurança.

Visto que os carros de tracção dianteira quase nunca têm uma configuração de peso 50:50, por algum motivo os camionistas gostam do peso sempre dianteiro o mais a frente possível de modo a que a deslocação das massas não "venha para trás" e seja preciso mais esforço por parte do motor.


No entanto alguns carros com tracção dianteira (fwd) conseguem fazer melhores tempos em pista que carros com mais potência, é o caso do Megane RS que consegue melhores tempos em Nurburgring que o BMW M6 (rwd)

Desvantagens:

Distribuição de peso desigual – É difícil ter uma boa distribuição de peso 50:50, uma vez que todo o conjunto propulsor (motor, caixa/diferencial) está na dianteira. Esses componentes são os que possuem maior peso no automóvel. Essa característica limita a estabilidade desses modelos, assim como o poder de travagem.

Menor poder de viragem – o facto das rodas dianteiras transmitirem torque faz com que seja necessário mais espaço para se fazer uma circunferência em manobras, em outros palavras, para manobrar é necessário um raio de curvatura maior.




Tracção Traseira: É o sistema preferido de todos os apaixonados por automóveis, permite uma melhor transmissão de potência, justamente pelo fato do peso ser "transferido" para o eixo traseiro durante a aceleração. Sendo que as rodas dianteiras servem apenas para direccionar, facilitando nas manobras. Contudo, o carro tende a "sair de traseira" o que em condições de baixa aderência é perigoso para um condutor normal, mas os pilotos dizem que torna-se muito mais divertido, tal como no Drift em que todos os carros são tracção traseira.

Melhor distribuição de pesos a maioria dos carros de tracção traseira tem o motor na dianteira e os componentes da transmissão na traseira para um peso 50:50

Na lista dos melhores 10 carros da Evo sete tinham tracção traseira.

Melhor capacidade de travagem que é influenciada pela distribuição de pesos a perda de balanço entre a dianteira e a traseira, o esforço entre os pneus da frente e de trás é mais equilibrado.



A BMW por exemplo têm uma distribuição de peso 50:50


Desvantagens:

Perdas devido a inércia do conjunto – como o sistema possui maior peso, existe uma perda de energia que representa em maior consumo. Apesar de que na mecânica moderna isso já não acontece devido á eficiência dos motores "poupados";


Imagem utilizada pelos amantes de RWD



Um video explicar as diferenças entre RWD e FWD



Tracção traseira os motores costumam ser montados transversalmente






Este video alem da tracçãoo traseira exemplifica a forma de actuação in loco da tracção ás 4 rodas

2 comentários:

  1. Faltou um vídeo para ilustrar a diferença entre sair de frente e sair de traseira, mas tem um perfeito do Top Gear:
    https://www.youtube.com/watch?v=EQWPumtDXk0

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